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ASTROLOGIA DIGITAL

*Por Maria Luiza Gondin

todos-os-signos-zodiacoAo nascer um Social Media (SM), o céu se regozija de luz e muitos memes começam a sorrir na terra por um novo profissional estar chegando ao mundo. Para designar sua função e área de atuação, o cosmo realinha os planetas e monta uma personalidade atraente para cada um. Confira os perfis:

Áries – O social media de Áries não perde tempo e posta um meme editado pelo celular, cruzando os dedos para que viralize. Está sempre inovando e conhece todas as mídias sociais do momento. Comanda diversas ações que vão pro trending topics!

Touro – O social media taurino é o de coração aberto e sempre curte a página do amigo que precisa dar uma engrenada! Pensa muito antes de elaborar uma ação e foge dos memes, pois sabe que nem toda marca deve usá-los!

Gêmeos – O camaleão das redes sociais! O social media desse signo consegue bombar em todas as redes devido a sua habilidade de adaptar e gerar um bom conteúdo para cada uma. Dá uma curtida só para ser sociável. Adora os grupos e interagir no bate-papo do Face!

Câncer – O canceriano que também é social media vive como ninguém o real time! Adora ações inusitadas e que cause impacto no público! Fica o tempo todo monitorando palavras e temas para criar algo inusitado e bombar nas redes.

Leão – O social media de Leão adora criar campanhas mirabolantes e consegue a aprovação do cliente pelo seu jeitinho e lábia. Porém, quando algo não sai do jeito que espera coloca as garras de fora!

Virgem – Muito analítico, o social media de Virgem utiliza bastante a inteligência para escrever seu conteúdo, adora mensurar resultados e é o expert em relatórios!

Libra – O SM de Libra é uma pessoa tranquila que gosta de ouvir a opinião de todos antes de criar uma ação. Por ter o espírito apaziguador, é o primeiro a ser chamado quando estoura uma crise.

Escorpião – O escorpiano social media vive tudo muito intensamente! Adora um quebra-pau no meio digital e coloca muita paixão no que faz. É o profissional perfeito para você que deseja incorporar o real time para seu cliente, além de dominar o mundo dos memes e conteúdos virais.

Sagitário – O social media desse signo adora navegar pelos vários clientes, pois adora novos assuntos e planejar ideias mirabolantes que costumam dar resultado. Muito exigente e sincero, costuma deixar os designers e revisores de cabelos em pé pelo tanto de revisão que pedem.

Capricórnio – Tímido e reservado, o social media desse signo prefere ficar horas na sala de criação e depois apresentar uma ideia genial! São especialistas na área de e-commerce e conseguem utilizar as plataformas para converter vendas como nenhum outro!

Aquário – Desinibido e inovador, o social media aquariano adora pompa e campanhas real time nas mídias! Prepara ideias por meses e fica contando os minutos para quando ela entrar no ar.

Peixes – O social media desse signo adora sentir o momento antes de criar uma postagem! Ótimo profissional para a área de monitoramento, nunca se engana quanto ao sentimento de um tweet!

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Redes sociais que visam designer

*Por Daniela Sawada

Nessmultimedia-design-3e ramo de atividades criativas, devemos estar ligados a todas as novidades do nosso meio de atuação. A inspiração e a criatividade, ferramentas essenciais na nossa profissão, por muitas vezes nos escapam. Por isso devemos sempre nos informar sobre novos conceitos, ideias e pesquisar sobre trabalhos já realizados, como forma de nos guiar a trilhar nosso próprio caminho.

A boa notícia é que nós designers temos uma variedade de redes sociais criadas nas quais existem excelentes oportunidades de nos conectarmos, trocarmos ideias e aumentarmos nossa rede de contatos.

Aí vai uma listinha com algumas redes sociais em que você pode se informar sobre design e também trocar ideias com outros profissionais da área:

  • Dribbble

Lá você poderá ver trabalhos de outros designers e usá-los como meio de inspiração ou até mesmo de conhecimento. Há, também, profissionais dessa área que postam fotografias e ilustrações com o objetivo de receber comentários sobre as publicações por parte dos colegas de profissão. Nessa rede social você pode participar como um designer ou então como alguém que procura um designer para contratar.

  • Behance

Nesse site você poderá inserir seu portfólio on-line, divulgando seu trabalho para seus colegas ou possíveis empregadores. Lá você também poderá ver, curtir e compartilhar as criações de outros profissionais da área. Você pode compreender novos conceitos e fazer deles modelos de inspiração.

  • DeviantArt

É uma excelente plataforma para você encontrar vários tipos de arte, como pintura, escultura e arte digital, pixel art, filmes e animes feitos pelos usuários. Lá os usuários podem compartilhar imagens, sendo elas trabalho próprio ou não, e também possibilita a venda de criações nas páginas.

  • COLOURlovers

Incrível rede social focada nas cores, suas combinações e tendências. Lá são criadas novas cores, formas e paletas de cores usando as ferramentas do próprio site. É uma ótima opção para você se inspirar quando estiver em dúvida sobre como escolher e combinar cores no seu trabalho.

  • Designmoo

Mais voltado para compartilhar material que ajude na criação do que compartilhamento de trabalhos. Lá você encontra arquivos PSD, vetores, texturas, fontes e muito mais para dar asas a sua imaginação e criar um trabalho incrível!

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REDES SOCIAIS E OSTENTAÇÃO

*Por Caroline Paiva

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Recentemente, estive em viagem de férias em Porto de Galinhas. O pequeno vilarejo localizado na praia de mesmo nome está, na verdade, no município de Ipojuca. Atrativos turísticos à parte, o que chamou atenção foi o argumento que os vendedores de quase todo tipo de produto ou serviço encontraram para vender mais: ostentar nas redes sociais.

Fui abordada diversas vezes por pessoas que me apresentaram a oportunidade de ostentar algo em uma foto no Facebook. Há passeios e até mesmo drinks específicos para quem deseja fazer isso. Um vendedor chegou a me sugerir tirar uma foto com um drink e enviar pelo whatsapp para os colegas do trabalho. Não me rendi a nenhum dos apelos, mas vi muitas pessoas excessivamente conectadas em seus smartphones enquanto perdiam a oportunidade de aproveitar o dia na praia.

Não sou contra redes sociais, até porque trabalho com isso. Porém, creio que temos que encontrar um bom senso no que diz respeito à nossa exposição na internet. Será mesmo preciso enviar uma foto em um cenário paradisíaco bebendo um drink gelado para quem está em um escritório fechado se dedicando ao trabalho e talvez cansado das múltiplas tarefas do dia a dia?! O que isso iria acrescentar para essas pessoas? Eu me sentiria melhor do que elas por isso?

Ostentação e redes sociais parecem ser palavras que andam juntas hoje em dia. Não há caminho que nos leve para um mundo sem internet. Não há necessidade de nos desconectarmos das redes sociais ou excluir contas. Da mesma forma, não há necessidade de expormos uma falsa vida de felicidade e lucro quando na verdade nós temos que lidar diariamente com desafios e obstáculos para chegarmos onde queremos. As redes sociais são feitas para relacionamento e não para projeção de uma realidade almejada. Antes de postar, reflita sobre a pertinência daquilo para seus contatos. Isso realmente acrescenta algo para o mundo? Na dúvida, apague!

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SEIS ERROS COMUNS NA ESCRITA PARA WEB

*Por Caroline Paiva

digitandoApesar da efemeridade da comunicação em redes sociais, redigir um texto com correção gramatical e adequação ao contexto ainda é essencial. Muitas pessoas desprezam a importância da escrita na internet e abusam de gírias e expressões próprias do meio on-line, esquecendo-se que o que está em jogo é a imagem pessoal. Veja seis erros que cometemos nos textos para web:

Erros gramaticais: Talvez, mais cansativo que ler os chamados “textões” na internet é tentar traduzir um post em redes sociais com muitos erros de português e expressões pouco conhecidas pelo grande público.

Teclando em códigos: O linguajar adolescente ganhou nova proporção na internet e fez emergir um novo vocabulário, em geral, pouco conhecido por pessoas mais velhas. Por isso, keep calm and seja moderado! As expressões são permitidas, desde que usadas de forma contextualiza e sem excessos.

Falta de correção prévia: Revise, revise e revise! Nada melhor para corrigir erros e melhorar um texto do que relê-lo. Redija os textos com antecedência para ter tempo para fazer a releitura em diferentes momentos, desligando-se do olhar viciado.

Pensamentos de autores consagrados: Antes de sair atribuindo todas as frases famosas à Clarice Lispector e Arnaldo Jabor, cheque a veracidade da autoria. Evite simplesmente copiar frases da internet, se não tiver certeza do autor do texto.

Texto e imagem que não se complementam: Nada melhor para exercitar a criatividade que criar um texto para uma imagem que parece falar por si só. A legenda de um post deve complementar o que a foto diz ou atribuir mais alguma informação útil.

Polêmicas: Antes de escrever sobre temas polêmicos, informe-se muito bem sobre o assunto para não correr o risco de repassar alguma informação errada. É mesmo necessário emitir opinião sobre esse assunto? Outras pessoas se ofenderão com seu posicionamento? Você sabe as consequências da sua ação? Avalie todos esses pontos antes de postar algo.

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Planejar, planejar e planejar

*Por Maria Luiza Gondin

 

planejamento-educacional 2Como posicionar, dar uma identidade e linguagem para uma marca? Um dos grandes desafios do analista de mídias sociais é a questão do planejamento. Confira algumas dicas que podem te auxiliar na hora da criação da imagem digital de um canal:

- O primeiro passo para iniciar qualquer trabalho de comunicação é uma pesquisa detalhada sobre seu cliente e seus concorrentes. Entender o seu público e quais os objetivos dele na rede são primordiais para a elaboração de qualquer planejamento.

- Trace metas e objetivos, de médio e longo prazo. Você deve saber claramente qual o objetivo da empresa no ambiente digital, sem nunca se esquecer que ela é utilizada principalmente para relacionamento.

- Crie personas para te ajudar a visualizar a voz de sua marca nas mídias. Você conseguirá ter uma ideia sobre o conteúdo que pode ser desenvolvido e, assim, elaborar estratégias adequadas aos perfis.

- Avalie as plataformas. Não é toda mídia social que serve para o seu cliente. Cada uma possui uma particularidade, um público e um formato diferente. Se não pesquisar e conhecer, você pode gastar recursos em vão e correr o risco de gerar uma crise.

- Mostre ações e campanhas de forma clara para o seu cliente. Grande parte dos empreendedores não compreende as mídias digitais e não sabe como ela irá agregar ao seu negócio. Evite termos técnicos e rebuscados.

- A apresentação também conta a seu favor. Na hora de montar o arquivo de apresentação, busque uma linguagem que seja compatível com o seu cliente e que o faça compreender o seu pensamento. Por isso, tenha cuidado e explique os passos de seu planejamento detalhadamente.

O planejamento é a alma do social media e por isso exige tanta atenção e cuidado!

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LinkedIn como oportunidade de negócio

*Por Luciene Estevam

LinkedIn-for-business2Não tenho tempo, é uma ferramenta difícil de usar, ninguém usa, não estou procurando emprego, etc. Em poucas linhas, apresentarei motivos suficientes para quem ainda não está no LinkedIn e fica colocando empecilhos desfazer essas desculpas esfarrapadas.

Em números reais, hoje, o LinkedIn tem mais de  380 milhões de usuários no mundo e mais de 22 milhões deles estão no Brasil, ficamos atrás dos EUA e Índia. Ou seja, é muita gente usando essa plataforma, e os números não param de crescer. O LinkedIn está presente em mais de 200 países, é traduzido em 24 idiomas e são mais de três milhões de empresas cadastradas.

Mas, engana-se quem pensa que é apenas deixar seu currículo na plataforma que está bom. Não é nada disso! O LinkedIn é uma rede social de relacionamento. Pensando nisso, a plataforma lançou no início de agosto, aqui no Brasil, o Influencers. Esse espaço faz parte do canal Pulse e serve para especialistas escreverem artigos sobre assuntos de grande interesse. Conteúdo é a palavra de ordem.

Primeiro, deixe de preguiça, preencha seus dados com toda a atenção e seja o mais detalhado possível. Coloque uma foto pegando mais seu rosto. No entanto, a imagem tem que ser sóbria e formal. Agora vem a segunda parte: interaja com as pessoas através dos grupos, poste conteúdo bacana. Isso fará você ser notado. E quem não quer ser notado por uma grande empresa ou ter uma superoportunidade profissional?

E se você é dono de empresa, não fique de fora dessa. Crie uma Company Page para seu negócio, se trabalha com vendas, por exemplo, não sabe a quantidade de negócios que está perdendo. Há uma plataforma dentro da rede para te ajudar, é o “Social Selling”. Essa ferramenta ajuda a identificar o público específico do seu produto. Aposto que agora você ficou bem mais animado, né? Então, siga nossa página e fique por dento de tudo o que acontece no mundo das redes sociais.

Até o próximo post!

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MUITO ALÉM DO LOOK DO DIA

*Por Rafa Buscacio

selfie-app 2Tudo começou com o look do dia. A ideia era simples, uma foto que revelasse as peças do guarda-roupa escolhidas para determinada ocasião. Publicar o look era uma forma de colaborar com uma dica caso a outra pessoa estivesse em dúvida do que usar, seja na próxima festa, batizado ou aniversário. Parecia realmente uma atitude simples, mas na verdade, elas estavam utilizando uma regra fundamental da internet que pode gerar resultados surpreendentes: compartilhar.

O mundo digital é feito de interações, principalmente quando falamos de redes sociais, a ideia é socializar, dividir, segmentar. A partir do momento em que algo é colocado na web tudo pode acontecer. Com as blogueiras foi assim. Ao compartilhar a rotina e acrescentar dicas de moda, cabelo, maquiagem e acessórios, de uma forma mais intimista, elas atingiram milhares de pessoas e as interações só aumentaram, transformando os blogs em verdadeiros portais de informações sobre os mais diversos assuntos relacionados à moda.

Ter um blog segmenta o assunto. Vamos falar de quê? Moda, esporte, cinema, literatura? Definir o tema facilita na criação de fãs para o blog. E torna o tema mais real e cotidiano. Os leitores se identificam, compartilham, curtem e comentam em uma velocidade inacreditável. Dessa forma, as blogueiras foram crescendo no mundo da moda. Hoje elas são imprescindíveis nos desfiles e na publicidade.

Influentes diretas no poder de compra das seguidoras, nomes como Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, Camila Coelho, do Super Vaidosa e Thassia Naves, do Blog da Thassia, foram além do look do dia e hoje interagem e influenciam o mundo da moda dentro dos seus blogs e redes sociais. Quem se interessa por moda ou quem apenas quer caprichar em um determinado look acaba dando uma olhadinha no que as garotas estão sugerindo.

A internet possibilita um espaço para que você, como interessado no assunto e consumidor, possa ter outra visão e outra forma de interagir com a moda. E quem pensa que é um privilégio de quem compra em grifes e marcas de luxo está enganado. Existem blogueiras que também relatam experiências e dicas com produtos mais acessíveis, como a Karla Lopes, do Hey Cute, no qual é possível encontrar um batom que é testado por ela e com um preço mais em conta, por exemplo, ou até mesmo botas da moda que podem ser encontradas em uma loja menos badalada. Tem para todos os gostos e bolsos. Afinal, a internet está aí para democratizar o acesso à informação. E nem o glamoroso mundo da moda ficou fora dessa.

 

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REDES SOCIAIS E GASTRONOMIA

*Por Ericka Sanny

gastroEm tempos em que o mais comum é estar conectado, a gastronomia não poderia ficar de fora da internet. Redes sociais e comida nunca estiveram tão próximas. Postar foto de pratos na rede já virou febre e é cada vez mais popular no universo digital. Os restaurantes e estabelecimentos gastronômicos também estão investindo na ideia.

 

Aquele velho ditado, “comer com olhos”, se encaixa perfeitamente nesse ambiente. A gastronomia já tem em sua essência as formas e o encantamento por meio da visão. As redes sociais só reforçam, por meio da fotografia, a fascinação gastronômica pela beleza. Por exemplo, através das plataformas on-line é possível divulgar o prato de um restaurante que, antes, apenas quem o saboreava tinha acesso. A possibilidade de a pessoa compartilhar o que está experimentando acaba sendo algo positivo para os estabelecimentos gastronômicos.

 

A tecnologia mudou a relação das pessoas com os restaurantes, bares e lanchonetes. As redes sociais são ótimas parceiras para os estabelecimentos ganharem visibilidade, divulgando os seus produtos, e, a partir disso, atraírem a clientela. Compartilhar os pratos nas redes sociais já virou parte da programação de quem frequenta os estabelecimentos.

 

A internet está contribuindo para que as casas ligadas à gastronomia divulguem os seus produtos por aqueles que são os principais críticos, os clientes, dando muito mais credibilidade do que uma propagada paga, por exemplo.

 

As redes acabam sendo uma ferramenta de comunicação positiva para o negócio. Saber usá-las é fundamental. O cliente ajuda a fazer o nome do estabelecimento, e a empresa faz o trabalho de se posicionar da melhor maneira possível nas plataformas. Cuidar do ambiente tecnológico é tão importante quanto cuidar do ambiente físico.

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DESIGN PARA REDES SOCIAIS

*Por Daniela Sawada

Aredes-sociaiss mídias sociais pedem por um designer, pelo menos se você quiser passar uma imagem profissional por meio delas. O uso de imagens de apoio ao conteúdo é muito importante para qualquer marca que queira fazer bonito e se destacar nas redes sociais, já que lá é o lugar onde você divulgará seus produtos e serviços.

As imagens transmitem muito bem e de forma eficaz as informações, sendo uma forma mais rápida de assimilar o conteúdo do que somente um texto. Como temos poucos segundos para chamar a atenção do usuário, uma imagem bem elaborada e criativa é uma ótima ferramenta para comunicar o que a marca quer apresentar.

Criar uma imagem para o Facebook pode ser mais complicado do que parece. O formato, a quantidade de texto e a aplicação da marca podem afetar e influenciar no resultado esperado para aquele conteúdo. Assim, avaliar e analisar alguns elementos se torna essencial se você deseja elaborar uma peça para essa mídia digital.

Aqui vão algumas dicas:

– Normalmente a imagem de perfil é o logo da empresa. A imagem de capa precisa ser bem trabalhada para representar do que se trata o seu negócio.

– O tamanho adequado, as dimensões e o formato das imagens devem ser respeitados para que não haja o risco de você divulgar uma imagem em baixa qualidade, passando uma impressão de desleixo ou falta de cuidado e de profissionalismo. Uma melhor imagem para o Facebook deve ser em formato PNG.

– Sobre as cores, você deve escolher uma paleta, que pode até ser a utilizada no próprio logo da empresa ou cores que se harmonizem com ela. Isso vale também para a tipografia, porque criará certo padrão nas imagens, o que é importante para o reconhecimento dos usuários entre as inúmeras postagens que circulam diariamente. Isso mantém uma coerência e harmonia na página do cliente.

– A aplicação do logo deve ser de forma visível, mas você deve colocá-lo pequeno, de uma forma discreta. Quando ele é colocado em tamanho muito grande, a imagem fica muito comercial e pode impactar na interação da postagem, diminuindo o número de compartilhamentos, já que nenhuma pessoa quer ser associada a uma marca. A busca é por conteúdos interessantes.

– A linguagem utilizada é importante. Por isso você precisa conhecer bem o cliente, fazendo um briefing detalhado com o analista para que as imagens sejam feitas de forma adequada.

 

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DICAS DE ETIQUETA PARA WHATSAPP

*Por Paula Vasconcelos

whatsappO whatsapp é um aplicativo cada vez mais utilizado por pessoas de várias idades. Através dele é possível trocar mensagens de texto, imagens, mensagens de voz e até efetuar ligações. Outra ferramenta muito utilizada são os grupos criados para que a conversa seja entre um número maior de pessoas. Grupos de amigos, trabalho e família são os mais comuns. Contudo, muito tem sido debatido a respeito da etiqueta ao utilizar o aplicativo. Pensando nisso, vamos relatar aqui algumas dicas para você não cometer gafes ao abordar alguém no whatsapp.

  • Fique atento aos horários

Acredito que esta seja a regra de etiqueta mais importante. Mandar mensagens muito tarde ou muito cedo pode ser visto como uma grande falta de educação. Então evite os horários em que tenha a chance de o destinatário da mensagem ainda estar dormindo. Durante o horário de trabalho, tente evitar grandes quantidades de mensagem, vídeos e mensagens de voz.

  • Cuidado com o que conversa em grupo

Os grupos são formados para facilitar conversas que envolvem mais de uma pessoa. Por isso, quando o tema da conversa interessar a apenas duas pessoas evite ter essa conversa no chat do grupo, principalmente se for para discutir. Fica deselegante e chato para as outras pessoas do grupo ficar recebendo notificações de uma conversa que não lhe diz respeito.

  • Maneire nas fotos e vídeos

O fato de o aplicativo ter a opção de enviar fotos e vídeos é bem legal. Mas, não é por isso que você precisa exagerar. Pense se o conteúdo é do interesse de quem você está mandando e seja econômico na quantidade para não ocupar muito espaço na memória do aparelho do destinatário.

  • Não fique chateado se sua mensagem for visualizada e não respondida

Esse é um tema bem polêmico, principalmente entre os casais. Contudo, vale lembrar que você não sabe em qual contexto sua mensagem foi lida. Um exemplo que pode causar conflitos desnecessários é o trânsito. Às vezes mexemos no celular quando o sinal está fechado e quando ele abre não dá tempo de responder. Se esquecer de responder depois é comum. Então não leve para o lado pessoal.

  • Diga não às correntes

Acho que esse é um ponto quase unânime. Correntes são mensagens que devem ser mandadas para um grande número de pessoas, às vezes, para todos os contatos. Mas, geralmente são mensagens falsas, prometendo algo que vai acontecer pelo simples fato de se divulgá-las. Portanto, evite.

  • Use mensagens de áudio com sabedoria

A mensagem de áudio é uma ferramenta ótima para os momentos em que você quer explicar alguma coisa que por mensagem de texto é complicado. Mas não conte uma história grande em várias mensagens de áudio. Se o assunto é longo, é melhor conversar pessoalmente ou por telefone.

  • Não faça cobranças

Com frequência somos adicionados a grupos de conversa. Porém, quando o assunto acaba ou não é mais interessante, nada mais natural do que sair do grupo. Neste momento é comum algum integrante perguntar o motivo da saída, dizer que foi um gesto mal-educado e te cobrar para retornar ao grupo. Não faça isso. Lembre-se de que é muito melhor que estejam somente os interessados e os que estão curtindo a conversa ali. Não faz sentindo se manter em um grupo contra a própria vontade e sem participar dele.

 

As dicas são simples, mas acredito que com elas, e com uma pitada de bom senso, suas conversas no whatsapp podem ser mais legais e interessantes, sem ser impertinentes para nenhum dos seus contatos. Aproveite!

 

 

 

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