SEIS ERROS COMUNS NA ESCRITA PARA WEB

*Por Caroline Paiva

digitandoApesar da efemeridade da comunicação em redes sociais, redigir um texto com correção gramatical e adequação ao contexto ainda é essencial. Muitas pessoas desprezam a importância da escrita na internet e abusam de gírias e expressões próprias do meio on-line, esquecendo-se que o que está em jogo é a imagem pessoal. Veja seis erros que cometemos nos textos para web:

Erros gramaticais: Talvez, mais cansativo que ler os chamados “textões” na internet é tentar traduzir um post em redes sociais com muitos erros de português e expressões pouco conhecidas pelo grande público.

Teclando em códigos: O linguajar adolescente ganhou nova proporção na internet e fez emergir um novo vocabulário, em geral, pouco conhecido por pessoas mais velhas. Por isso, keep calm and seja moderado! As expressões são permitidas, desde que usadas de forma contextualiza e sem excessos.

Falta de correção prévia: Revise, revise e revise! Nada melhor para corrigir erros e melhorar um texto do que relê-lo. Redija os textos com antecedência para ter tempo para fazer a releitura em diferentes momentos, desligando-se do olhar viciado.

Pensamentos de autores consagrados: Antes de sair atribuindo todas as frases famosas à Clarice Lispector e Arnaldo Jabor, cheque a veracidade da autoria. Evite simplesmente copiar frases da internet, se não tiver certeza do autor do texto.

Texto e imagem que não se complementam: Nada melhor para exercitar a criatividade que criar um texto para uma imagem que parece falar por si só. A legenda de um post deve complementar o que a foto diz ou atribuir mais alguma informação útil.

Polêmicas: Antes de escrever sobre temas polêmicos, informe-se muito bem sobre o assunto para não correr o risco de repassar alguma informação errada. É mesmo necessário emitir opinião sobre esse assunto? Outras pessoas se ofenderão com seu posicionamento? Você sabe as consequências da sua ação? Avalie todos esses pontos antes de postar algo.