Planejar, planejar e planejar

*Por Maria Luiza Gondin

 

planejamento-educacional 2Como posicionar, dar uma identidade e linguagem para uma marca? Um dos grandes desafios do analista de mídias sociais é a questão do planejamento. Confira algumas dicas que podem te auxiliar na hora da criação da imagem digital de um canal:

- O primeiro passo para iniciar qualquer trabalho de comunicação é uma pesquisa detalhada sobre seu cliente e seus concorrentes. Entender o seu público e quais os objetivos dele na rede são primordiais para a elaboração de qualquer planejamento.

- Trace metas e objetivos, de médio e longo prazo. Você deve saber claramente qual o objetivo da empresa no ambiente digital, sem nunca se esquecer que ela é utilizada principalmente para relacionamento.

- Crie personas para te ajudar a visualizar a voz de sua marca nas mídias. Você conseguirá ter uma ideia sobre o conteúdo que pode ser desenvolvido e, assim, elaborar estratégias adequadas aos perfis.

- Avalie as plataformas. Não é toda mídia social que serve para o seu cliente. Cada uma possui uma particularidade, um público e um formato diferente. Se não pesquisar e conhecer, você pode gastar recursos em vão e correr o risco de gerar uma crise.

- Mostre ações e campanhas de forma clara para o seu cliente. Grande parte dos empreendedores não compreende as mídias digitais e não sabe como ela irá agregar ao seu negócio. Evite termos técnicos e rebuscados.

- A apresentação também conta a seu favor. Na hora de montar o arquivo de apresentação, busque uma linguagem que seja compatível com o seu cliente e que o faça compreender o seu pensamento. Por isso, tenha cuidado e explique os passos de seu planejamento detalhadamente.

O planejamento é a alma do social media e por isso exige tanta atenção e cuidado!