MUITO ALÉM DO LOOK DO DIA

*Por Rafa Buscacio

selfie-app 2Tudo começou com o look do dia. A ideia era simples, uma foto que revelasse as peças do guarda-roupa escolhidas para determinada ocasião. Publicar o look era uma forma de colaborar com uma dica caso a outra pessoa estivesse em dúvida do que usar, seja na próxima festa, batizado ou aniversário. Parecia realmente uma atitude simples, mas na verdade, elas estavam utilizando uma regra fundamental da internet que pode gerar resultados surpreendentes: compartilhar.

O mundo digital é feito de interações, principalmente quando falamos de redes sociais, a ideia é socializar, dividir, segmentar. A partir do momento em que algo é colocado na web tudo pode acontecer. Com as blogueiras foi assim. Ao compartilhar a rotina e acrescentar dicas de moda, cabelo, maquiagem e acessórios, de uma forma mais intimista, elas atingiram milhares de pessoas e as interações só aumentaram, transformando os blogs em verdadeiros portais de informações sobre os mais diversos assuntos relacionados à moda.

Ter um blog segmenta o assunto. Vamos falar de quê? Moda, esporte, cinema, literatura? Definir o tema facilita na criação de fãs para o blog. E torna o tema mais real e cotidiano. Os leitores se identificam, compartilham, curtem e comentam em uma velocidade inacreditável. Dessa forma, as blogueiras foram crescendo no mundo da moda. Hoje elas são imprescindíveis nos desfiles e na publicidade.

Influentes diretas no poder de compra das seguidoras, nomes como Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, Camila Coelho, do Super Vaidosa e Thassia Naves, do Blog da Thassia, foram além do look do dia e hoje interagem e influenciam o mundo da moda dentro dos seus blogs e redes sociais. Quem se interessa por moda ou quem apenas quer caprichar em um determinado look acaba dando uma olhadinha no que as garotas estão sugerindo.

A internet possibilita um espaço para que você, como interessado no assunto e consumidor, possa ter outra visão e outra forma de interagir com a moda. E quem pensa que é um privilégio de quem compra em grifes e marcas de luxo está enganado. Existem blogueiras que também relatam experiências e dicas com produtos mais acessíveis, como a Karla Lopes, do Hey Cute, no qual é possível encontrar um batom que é testado por ela e com um preço mais em conta, por exemplo, ou até mesmo botas da moda que podem ser encontradas em uma loja menos badalada. Tem para todos os gostos e bolsos. Afinal, a internet está aí para democratizar o acesso à informação. E nem o glamoroso mundo da moda ficou fora dessa.