REDES SOCIAIS E GASTRONOMIA

*Por Ericka Sanny

gastroEm tempos em que o mais comum é estar conectado, a gastronomia não poderia ficar de fora da internet. Redes sociais e comida nunca estiveram tão próximas. Postar foto de pratos na rede já virou febre e é cada vez mais popular no universo digital. Os restaurantes e estabelecimentos gastronômicos também estão investindo na ideia.

 

Aquele velho ditado, “comer com olhos”, se encaixa perfeitamente nesse ambiente. A gastronomia já tem em sua essência as formas e o encantamento por meio da visão. As redes sociais só reforçam, por meio da fotografia, a fascinação gastronômica pela beleza. Por exemplo, através das plataformas on-line é possível divulgar o prato de um restaurante que, antes, apenas quem o saboreava tinha acesso. A possibilidade de a pessoa compartilhar o que está experimentando acaba sendo algo positivo para os estabelecimentos gastronômicos.

 

A tecnologia mudou a relação das pessoas com os restaurantes, bares e lanchonetes. As redes sociais são ótimas parceiras para os estabelecimentos ganharem visibilidade, divulgando os seus produtos, e, a partir disso, atraírem a clientela. Compartilhar os pratos nas redes sociais já virou parte da programação de quem frequenta os estabelecimentos.

 

A internet está contribuindo para que as casas ligadas à gastronomia divulguem os seus produtos por aqueles que são os principais críticos, os clientes, dando muito mais credibilidade do que uma propagada paga, por exemplo.

 

As redes acabam sendo uma ferramenta de comunicação positiva para o negócio. Saber usá-las é fundamental. O cliente ajuda a fazer o nome do estabelecimento, e a empresa faz o trabalho de se posicionar da melhor maneira possível nas plataformas. Cuidar do ambiente tecnológico é tão importante quanto cuidar do ambiente físico.