DESIGN PARA REDES SOCIAIS

*Por Daniela Sawada

Aredes-sociaiss mídias sociais pedem por um designer, pelo menos se você quiser passar uma imagem profissional por meio delas. O uso de imagens de apoio ao conteúdo é muito importante para qualquer marca que queira fazer bonito e se destacar nas redes sociais, já que lá é o lugar onde você divulgará seus produtos e serviços.

As imagens transmitem muito bem e de forma eficaz as informações, sendo uma forma mais rápida de assimilar o conteúdo do que somente um texto. Como temos poucos segundos para chamar a atenção do usuário, uma imagem bem elaborada e criativa é uma ótima ferramenta para comunicar o que a marca quer apresentar.

Criar uma imagem para o Facebook pode ser mais complicado do que parece. O formato, a quantidade de texto e a aplicação da marca podem afetar e influenciar no resultado esperado para aquele conteúdo. Assim, avaliar e analisar alguns elementos se torna essencial se você deseja elaborar uma peça para essa mídia digital.

Aqui vão algumas dicas:

– Normalmente a imagem de perfil é o logo da empresa. A imagem de capa precisa ser bem trabalhada para representar do que se trata o seu negócio.

– O tamanho adequado, as dimensões e o formato das imagens devem ser respeitados para que não haja o risco de você divulgar uma imagem em baixa qualidade, passando uma impressão de desleixo ou falta de cuidado e de profissionalismo. Uma melhor imagem para o Facebook deve ser em formato PNG.

– Sobre as cores, você deve escolher uma paleta, que pode até ser a utilizada no próprio logo da empresa ou cores que se harmonizem com ela. Isso vale também para a tipografia, porque criará certo padrão nas imagens, o que é importante para o reconhecimento dos usuários entre as inúmeras postagens que circulam diariamente. Isso mantém uma coerência e harmonia na página do cliente.

– A aplicação do logo deve ser de forma visível, mas você deve colocá-lo pequeno, de uma forma discreta. Quando ele é colocado em tamanho muito grande, a imagem fica muito comercial e pode impactar na interação da postagem, diminuindo o número de compartilhamentos, já que nenhuma pessoa quer ser associada a uma marca. A busca é por conteúdos interessantes.

– A linguagem utilizada é importante. Por isso você precisa conhecer bem o cliente, fazendo um briefing detalhado com o analista para que as imagens sejam feitas de forma adequada.