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REDES SOCIAIS EM FRANQUIAS: DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

*Por Caroline Paiva

redes sociaisA disseminação do uso de redes sociais para negócios e empresas chegou até o setor de franchising. Contudo, o novo cenário de utilização das redes impõe desafios para franqueadores e franqueados. Como unificar o posicionamento digital com tantos perfis criados pelos franqueadores? Como assegurar que a rede esteja toda representada em uma página administrada pelo franqueador? As respostas para essas perguntas parecem estar ligadas à necessidade de alinhamento da comunicação da rede.

O primeiro passo para unificar as mensagens de uma franquia é mapear suas redes sociais. É necessário saber em quais plataformas os franqueados estão, como estão se relacionando com os seguidores e que tipo de conteúdo estão produzindo para essas pessoas. Esse processo permite identificar pontos críticos de gestão de redes sociais, mapear o que está dando certo e entender como o público digital do franqueador se comporta em diferentes estados, caso a rede tenha atuação nacional.
A partir desse levantamento, é recomendado definir um manual de atuação em redes sociais, a fim de detalhar quais serão as práticas adotadas pelas unidades em relação à criação de conteúdo, utilização da logomarca da rede e/ou da unidade franqueada; ao procedimento padrão para atendimento de dúvidas e perguntas pela internet; à linguagem usada para se comunicar com os seguidores; e, inclusive, ao comportamento do franqueado em relação às suas próprias redes sociais.
Mais uma vez, a palavra de ordem nas franquias é treinamento. Não basta apenas informar aos franqueados o que e como eles devem fazer nas redes sociais. É preciso investir em cursos de capacitação para que até mesmo os franqueados menos aptos à internet consigam utilizá-la de forma estratégica e alinhada ao objetivo da marca. Foi-se o tempo em que uma unidade falava por si só e não pela marca como um todo.

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Etiqueta Profissional nas Redes Sociais

* Por Ana Cláudia Vieira

Na sociologia, os especialistas abordam a importância da participação do individuo em diferentes grupos de interação, como a igreja, a família, os amigos do trabalho, da faculdade, do prédio ou bairro. Dizem, ainda, que o comportamento do individuo será diferenciado para cada grupo… Você é de uma forma com sua família, fala gírias e palavrões entre os amigos, mas no serviço, ninguém imagina que você derrubou o “forninho” na balada de ontem. Entretanto, nas redes sociais, todos esses grupos estão juntos, redobrando, por isso, a necessidade de se cuidar da própria essência e imagem. E, quando se fala em cuidar da imagem profissional, a atenção deve ser ainda maior.

Vejo, durante o serviço, uma foto minha da balada de ontem…

Hoje, existem empresas que analisam, inclusive, o perfil do candidato nas redes sociais, para comprovar que o perfil apresentado na entrevista e no currículo são coerentes e verdadeiros. #ficaadica

Algumas dicas podem ajudar nessa difícil tarefa de equilibrar posturas nesse meio em que quase tudo é público. Um cuidado importante é evitar comentários sobre clientes e respectivos funcionários da empresa; não falar mal de empresas em geral, afinal, o mundo dá voltas, nunca se sabe se a empresa que você está criticando, poderá ser um dia contratante de seus serviços.

Se a pessoa está empregada, é importante ter cuidado com as informações sobre colegas, rotina no trabalho, projetos da empresa, informações sigilosas, ou, até mesmo, resultados conquistados.

Deve ainda prestar atenção sobre os assuntos discutidos e a linguagem adotada. As discussões envolvendo temas polêmicos, como política, religião, futebol e que ganham ar radical, preconceituoso e de baixo calão, soam muito negativas. Mesmo as redes sociais sendo pessoal, deve-se manter uma postura/comportamento adequado e em harmonia com o que se é/vende profissionalmente.

Cuidado com as fotos postadas e com as marcações dos colegas. As fotos comprometedoras de biquíni, sunga, sensuais, ou em que pareça embriagado, também podem pegar mal e serem prejudiciais à carreira.

;-)

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