REDES SOCIAIS EM FRANQUIAS: DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

*Por Caroline Paiva

redes sociaisA disseminação do uso de redes sociais para negócios e empresas chegou até o setor de franchising. Contudo, o novo cenário de utilização das redes impõe desafios para franqueadores e franqueados. Como unificar o posicionamento digital com tantos perfis criados pelos franqueadores? Como assegurar que a rede esteja toda representada em uma página administrada pelo franqueador? As respostas para essas perguntas parecem estar ligadas à necessidade de alinhamento da comunicação da rede.

O primeiro passo para unificar as mensagens de uma franquia é mapear suas redes sociais. É necessário saber em quais plataformas os franqueados estão, como estão se relacionando com os seguidores e que tipo de conteúdo estão produzindo para essas pessoas. Esse processo permite identificar pontos críticos de gestão de redes sociais, mapear o que está dando certo e entender como o público digital do franqueador se comporta em diferentes estados, caso a rede tenha atuação nacional.
A partir desse levantamento, é recomendado definir um manual de atuação em redes sociais, a fim de detalhar quais serão as práticas adotadas pelas unidades em relação à criação de conteúdo, utilização da logomarca da rede e/ou da unidade franqueada; ao procedimento padrão para atendimento de dúvidas e perguntas pela internet; à linguagem usada para se comunicar com os seguidores; e, inclusive, ao comportamento do franqueado em relação às suas próprias redes sociais.
Mais uma vez, a palavra de ordem nas franquias é treinamento. Não basta apenas informar aos franqueados o que e como eles devem fazer nas redes sociais. É preciso investir em cursos de capacitação para que até mesmo os franqueados menos aptos à internet consigam utilizá-la de forma estratégica e alinhada ao objetivo da marca. Foi-se o tempo em que uma unidade falava por si só e não pela marca como um todo.