AUTOCONHECIMENTO ALIADO À COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

*Por Gabriela Duarte

Educação emocionalÉ cada dia mais comum que pessoas busquem ter um controle emocional e um autoconhecimento para se destacar e realizar, com qualidade, suas tarefas dentro das empresas. Saber sobre os próprios defeitos e reconhecer as próprias qualidades são tarefas fundamentais para que os profissionais se relacionem melhor. Isso vem sendo ainda mais reconhecido pelos chefes. A relação se torna mais fácil e maleável quando é possível se relacionar com pessoas que sabem sobre suas características antes de julgar os outros. Os verdadeiros líderes buscam ter uma equipe unida e estabilizada emocionalmente, afinal, eles enxergam que os resultados serão mais produtivos se todos trabalharem em sintonia e em um ambiente com a relação satisfatória.

Muitas empresas passaram a proporcionar aos funcionários cursos que desenvolvem as habilidades do autoconhecimento e, com isso, têm conseguido sucesso nas relações internas. O clima entre a equipe reflete diretamente no desenvolvimento de tarefas e pode ser transmitido para os clientes sem que os próprios funcionários tenham ciência disso. Pensando em manter as boas relações e transparecer para os clientes uma imagem saudável e verdadeira do clima organizacional da empresa é que está sendo reforçado ainda mais o desenvolvimento de autocontrole em cada funcionário.

Quando a pessoa conhece seus pontos fracos e fortes, ela tem uma melhor relação com os colegas, afinal, entende que quando uma atitude não a agrada, a culpa pode não ser da outra pessoa e sim do seu próprio gênero. Assim, ela adquire habilidades para lidar com situações difíceis e para administrar os contratempos que acontecem.

Com o autoconhecimento, os líderes conseguem conhecer melhor cada funcionário e designar funções que tenham mais a ver com o perfil de cada um, fazendo com que a equipe fique mais satisfeita e trabalhe com entusiasmo. Isso não acontece quando os líderes não conhecem o perfil de cada pessoa e simplesmente repassam os trabalhos sem saber se está agradando ou afastando o profissional. O importante é ter em mente que o bom relacionamento só depende de nós mesmos. Ninguém consegue trabalhar feliz tendo problemas com outras pessoas que passam o dia todo no mesmo espaço. Ter respeito e enxergar o lado do outro são fundamentais para manter o bom relacionamento dentro das empresas, favorecendo o seu trabalho e a imagem da organização.