Comunicação para Negócios: O primeiro a saber

*Por Roberta Araújo

assessoria1

Quanto mais o assessor sabe sobre o negócio de um cliente, mais qualidade terá o material que ele produzirá para a imprensa, mais fiel o conteúdo será e mais prático e ágil será a produção de textos, uma vez que o assessor não precisará ligar ou se reunir com o cliente toda vez que precisar desenvolver um novo material.

Por esse motivo, o ponto de partida para o trabalho de Assessoria de Imprensa é a reunião de briefing. Nesse encontro, o cliente passará para a equipe de assessoria todas as informações relevantes sobre o negócio e porta-vozes. Esse procedimento é essencial por vários motivos:

  • Alinhamento de expectativas (o que o cliente espera como resultado?)
  • Procedimentos (quem serão os porta-vozes oficiais, quem irá aprovar os textos, quais funcionários estão autorizados a falar pela empresa, quem fará o contato mais próximo com a assessoria etc?),
  • Temáticas estratégicas (quais os assuntos de interesse do cliente?)
  • Levantamento de temas que serão trabalhados, elegendo as prioridades.

A partir do briefing, o assessor poderá estabelecer uma forma de trabalho adequada ao perfil daquela empresa e, assim, terá condições de avaliar os assuntos a serem abordados com a imprensa e as estratégias que serão adotadas. Ao saber detalhes do negócio, o assessor terá condições de aproveitar ao máximo as oportunidades de inserção da empresa em matérias jornalísticas, tanto quando for uma demanda do jornal quanto para a produção de textos. Dessa forma, ele também terá mais condições de argumentar com os jornalistas de redação e despertar o interesse deles ao sugerir a participação da empresa em uma matéria.

Estar atualizado após esse primeiro encontro é essencial e uma boa forma de fazer isso é acompanhar – presencialmente e por telefone – todas as entrevistas. Nessas oportunidades, o assessor tem a chance de conhecer detalhes sobre o negócio, a opinião do porta-voz sobre diversos assuntos, a forma como ele aborda determinadas questões e podem surgir ainda insights e ganchos para novas pautas. As reuniões periódicas também são importantes para essa atualização, pois é uma ocasião para se avaliar o andamento do trabalho e fazer levantamento de novas informações.

O assessor deve ser o primeiro a saber o que acontece na empresa que ele assessora. Por isso, o ideal é estar sempre por perto e encontrar com o cliente, mesmo que seja para um café breve. Afinal, nós jornalistas sabemos que uma boa pauta pode surgir de qualquer lugar, até mesmo em um bate-papo despretensioso.