PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA, UMA ESCRITA CRIATIVA

*Por Daniel Morais

escritaUma boa comunicação é a ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer empresa e também do profissional. Já dizia um dos maiores comunicadores deste país, o mestre Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica!”. O velho palhaço sempre esteve correto nessa afirmativa, mas, é preciso saber se comunicar, principalmente no quesito escrita. Com os avanços tecnológicos e as variadas formas de acesso a qualquer tipo de notícia, bastam apenas alguns “toques” para um bom comunicador passar sua mensagem ao público.

Recentemente, em Belo Horizonte, ocorreu um rápido curso de Escrita Criativa, com o intuito de auxiliar profissionais do ramo da comunicação e também de outras áreas a melhorarem seus textos, desenvolvendo as mais diversas técnicas. Durante as aulas, foram ministradas atividades que não ensinavam palavras e termos de comunicação e, sim, formas simples e diversificadas de se comunicar.

A escrita começa, claro, com a leitura, seja ela de temas que dominamos, seja daqueles que possuímos dificuldades de assimilação. O escrever bem e criativo, às vezes, está baseado nos temas mais simples do nosso cotidiano, como fazer links com provérbios populares ou utilizar frases e “memes” difundidos na mídia em seu texto.

Não há segredos, nem mistérios para um texto criativo. É preciso atenção aos pequenos detalhes do tema que se vai escrever e da mensagem que se pretende transmitir. Procure escrever de forma simples, mas que seu texto consiga manter uma regularidade no quesito “clímax”, deixando sempre o leitor instigado com seu início, meio e fim.