O site da minha empresa serve para quê?

*Por Bárbara Angelo

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Não faz muito tempo, em uma bela noite de primavera, tive vontade de comer comida japonesa. Não havia nada de diferente nisso, pois é um desejo que tenho com frequência. O que havia de diferente é que naquela noite, eu estava disposta a me dedicar para encontrar o combinado de sushis perfeito, com entrada de cogumelos shimeji na manteiga. Por isso, pensei, era melhor eu ir pessoalmente ao restaurante, ao invés de passar 40 minutos pesquisando no Google os nomes de cada peça japonesa pra conseguir pedir por telefone.

Foi assim que entrei no site de um dos restaurantes aos quais costumo pedir o delivery, um que tem o preço justo e qualidade também justa, além de ser perto da minha casa. A primeira coisa que percebi foi que o site parecia ter sido programado para a década de 90, com uma configuração que não se ajustava ao tamanho da tela do meu computador (nem quis imaginar o que aconteceria com ele em uma tela de celular). Tentei acessar o cardápio, mas a configuração era tão defeituosa que desisti. Peguei só o endereço, disponibilizado ao pé da página.

Assim segui para o tal lugar, em pleno horário de pico, procurando uma vaga, para me surpreender ao chegar à porta do restaurante e dar de cara com uma faixa: “Mudamos de endereço. Reabriremos em um mês”. Já com a fome nas alturas, abri mão do sushi e fui comer um sanduíche, revoltada pelo ocorrido. Depois disso fiquei pensando, como profissional da comunicação, na defasagem que ainda assombra os websites de empresas brasileiras.

Será que fazemos sites apenas porque nos sentimos obrigados, como se fosse um requisito básico (como a placa com o nome da empresa), mas totalmente dissociado de sua verdadeira utilidade? Um website não é apenas um marco para mostrar, na Internet, que seu negócio existe. Ele é uma ferramenta de comunicação cada vez mais priorizada pelo público, ou seja, a primeira coisa que seus futuros clientes vão fazer é uma busca na Internet.

Esses clientes – que eu chamei de futuros, mas que são na verdade clientes em potencial – também vão conhecer a sua empresa através do seu site. Por isso, é fundamental que nele estejam informações atualizadas quanto à sua localização, serviços, cardápios e quaisquer mudanças que tenham ocorrido. Se a sua empresa mudar, seu site tem que mudar juntinho, afinal, a Internet é assim: instantânea.

Além de manter seu site atualizado, a empresa também deve saber adequá-lo ao seu perfil, disponibilizando para o cliente informações que facilitem a vida dele. Deve-se dispensar, o máximo possível, a necessidade de o cliente ligar para fazer perguntas ou se deslocar: essas são coisas do passado. O website vem para oferecer todas as informações que ele possa querer e, com sua flexibilidade, pode virar o diferencial na hora de conquistá-lo.