IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO COM CLIENTE

*Por Isabela Lopes

aperto-de-maos 2A satisfação do cliente deve ser um objetivo perseguido permanentemente pelo empresário que busca longevidade e reconhecimento em sua área de atuação. Durante os períodos de recessão econômica, como o atual vivido no Brasil, o contentamento do consumidor tem se tornado um desafio maior ainda. Estar atento às praticas de gestão e relacionamento pode se tornar um diferencial para conquistar e cativar esses clientes.

Muitas empresas já se despertaram para a necessidade de estabelecer esse vínculo, pois perceberam um maior resultado ao apostar no pessoal, a fim de construir uma relação duradoura e de confiança. Por outro lado, muitas outras empresas se esquecem da importância de um relacionamento sadio com as pessoas que consomem sua produção e, muitas vezes, não conseguem levar sua ideia adiante, justamente por não se atentarem que o capital humano é um dos itens mais importantes na construção e continuidade de um negócio.

Se o cliente confiar e acreditar na sua marca, ele será um agente natural de replicação do seu produto ou serviço e também um defensor do seu trabalho, pois sabe que você investe nele, observa as necessidades que ele tem, respeita seus gostos e, o mais importante, que não quer apenas vender o seu produto ou serviço mas, sim, satisfazê-lo com os resultados que o seu trabalho pode proporcionar a ele. O ideal é iniciar um relacionamento passo a passo, sem táticas agressivas que possam assustar o cliente. Trata-se de uma conquista de confiança.

Para construir uma relação saudável é preciso estar atento aos mínimos detalhes. Não despreze nenhum aspecto, mesmo que lhe pareça dispensável, pois são as sutilezas que farão a diferença na hora de apresentar um produto ou serviço que seja capaz de satisfazer o cliente. Cada empresário precisa desenvolver seu próprio método para a coleta e armazenamento desses dados, para que eles se tornem aliados na hora de pensar nas estratégias de venda e nos relacionamentos pré e pós-venda. A coleta e a organização dessas informações munirão a empresa de vasto material para criar ações com foco em cada perfil de público.

O bom empresário deve investir na busca por relacionamento saudável com seu cliente. Humanizar a venda transparece ainda mais valores positivos, preocupação e respeito com o próximo. Diferentemente das empresas que desconsideram o que o consumidor pensa, esses aspectos são capazes de cativar e fidelizar pessoas. Invista no relacionamento com o cliente e avance em sua vida corporativa.