ENGAJAMENTO DA EQUIPE: RESULTADO POSITIVO PARA O NEGÓCIO

*Por Ericka Sanny

equipe 1Em todo negócio os funcionários são a porta de entrada das empresas. São eles os responsáveis pelo contato direto com o seu público-alvo. Já que são o “espelho” das organizações, eles devem realmente passar a mensagem que as organizações querem transmitir para as pessoas de fora. Manter os funcionários engajados é um dos principais pilares para que o objetivo da empresa seja transmitido.

O desejo dos líderes das empresas é que seus colaboradores sejam produtivos e que o negócio seja cada vez mais rentável. Manter os funcionários motivados contribui para os dois quesitos citados acima. O engajamento da equipe depende não somente dela, mas também, em grande parte, de seus superiores.

Um dos principais pontos a ser trabalhado para ter uma equipe envolvida com os objetivos da empresa é mostrar que ela faz parte da construção diária do negócio, que o sucesso depende de todos. O líder daquele time deve estar bem preparado e seguro de suas atitudes, não somente coordenar, mas também motivar e acreditar nos seus colaboradores.

Reconhecer o trabalho de cada um individualmente, levando em conta as qualidade pessoais, e dar o feedback proporcionam motivação e estabelece uma relação de confiança e proximidade entre a chefia e o colaborador. Expor para a pessoa que seu desempenho está inferior ao esperado ou que seus comportamentos estão inadequados também é necessário para o crescimento profissional individual.

A política de meritocracia é outro ponto que contribui para o engajamento do funcionário. Não existe colaborador que não deseja ser reconhecido e se sentir motivado. Para um bom engajamento com os projetos da empresa, é preciso recompensar o esforço e os resultados entregues. Nesse ponto, o líder deve avaliar corretamente como será o retorno por mérito. A atitude pode ser bastante positiva, mas, se não for feita corretamente, pode causar efeito contrário e desmotivar a equipe. Promessas que não serão cumpridas não precisam nem ser ditas, pois um falso ganho é pior do que recompensa nenhuma. Alternativas podem ser pensadas pela liderança para gratificar o funcionário. Às vezes, nem sempre o aumento de salário será necessário, um benefício a mais ou até mesmo um bônus pode garantir uma equipe engajada e sucesso para ambas as partes.