EMPRESAS INVESTEM EM COMUNICAÇÃO CRIATIVA PARA FORTALECER MARCA

*Por Ericka Sanny e Daniel Morais

criatividadeTornar a marca conhecida é um dos principais pilares que sustentam o sucesso de um negócio. Em épocas de crise, o investimento em publicidade deve ser pensado, estrategicamente, para atingir os resultados esperados e garantir a manutenção em um mercado instável. Muitas empresas utilizam recursos diferenciados, e acima do comum, para serem vistas e conhecidas pela clientela.

O marketing, ainda considerado  por muitas empresas como um simples apoio, é um dos primeiros a sofrer com os cortes de recursos. O alerta é que, mesmo em um período conturbado, as empresas devem encarar as ações como um investimento e não como despesa. “É preciso observar que os investimentos, mesmo em meio a uma  crise, são uma maneira de se manter em evidência. Enquanto concorrentes desaceleram as estratégias de marketing, a empresa deve estar à frente, pensando que o capital investido em ações diferenciadas pode ser a peça chave para alavancar o negócio e garantir estabilidade para quando o mercado retomar um cenário mais otimista. A criatividade e o planejamento são fatores cruciais a ser trabalhados. Pode até ser clichê afirmar  que ações precisam instigar e apresentar algo diferente às pessoas, mas é necessário reforçar. É fundamental fazer com que as estratégias sejam assertivas para atingir o máximo de pessoas ou  impactar apenas algumas selecionadas, de acordo com o objetivo pré-definido”, afirma  o diretor de criação da Reciclo Comunicação Marcone Procópio.

O Villa Café, empresa especializada na produção, beneficiamento e comercialização de cafés especiais, está investindo em métodos diversos de divulgação e fortalecimento da marca. “Os clientes da franquia Villa Café estão recebendo itens com a logo da empresa para o consumo do café e seus derivados, como cardápio, carta de drinks, caixinhas para colocar pacotinhos de açúcar e guardanapos, entre outros. Objetos úteis no dia a dia dos clientes, já que são usados normalmente nas cafeterias. Agora apresentam um diferencial, todos eles dão visibilidade à marca. Estamos utilizando as embalagens desses produtos para divulgação da marca, aplicando uma comunicação a preços acessíveis e de alto impacto”, explica  Rafael Duarte, o diretor do Villa Café.

O investimento em comunicação mais criativa, que cumpra outras funções além da divulgação, é uma das estratégias mais eficazes para quem deseja captar e fidelizar clientes. A partir de ferramentas utilizadas é possível construir e, até mesmo, melhorar a imagem do empreendimento. Em períodos de recessão da economia, muitas empresas tendem a cortar custos e despesas e os primeiros cortes são no setor da comunicação. Inversamente a essa atitude, o período é o momento em que as organizações mais precisam estar próximas de seu público e fazer o uso de instrumentos de divulgação da marca, buscando uma economia criativa, com custos baixos e que apresente resultados imediatos.

O Bacon Paradise, por exemplo, deu um “drible” na crise e conseguiu triplicar, em apenas um dia, o faturamento, conforme garante Antônio Ribeiro, sócio proprietário da rede. No último dia 30 de junho, terça-feira, foi celebrado o Dia Nacional do Bacon e, pensando na data, a empresa elaborou um plano de marketing. “Criamos uma ação simples, destacando o amor ao bacon. Pedimos aos consumidores que comparecessem às lojas do Bacon Paradise na referida data vestidos com algum item rosa, pois é a cor da logo da empresa, do amor e também do próprio bacon. Então, cada dupla que pedisse um dos pratos, ganharia uma porção especial de bacon. Conseguimos um excelente alcance no Facebook, com mais de quatro mil curtidas, mais de mil comentários e 300 compartilhamentos. Foi um trabalho com custo baixo e com um resultado enorme”, conta Sérgio Martins, sócio-diretor da Carvalho Martins, agência contratada pelo Bacon Paradise.