IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CRISE

 gestaodecrise33*Por Jéssica Andrade

É perceptível que a globalização favoreceu o acesso a informações e notícias de forma prática e ágil. A velocidade da comunicação relacionada com a diversidade de canais, mídias e interlocutores ajuda no compartilhamento de notícias. Com isso, as instituições privadas e públicas conseguiram identificar a imprensa como uma grande aliada para multiplicar e fortalecer a marca no mercado. Essa constatação foi importante para a consolidação do segmento de assessoria, atividade especializada responsável por atuar em áreas estratégicas das empresas, cujas responsabilidades abrangem a criação de planos de comunicação, canais de comunicações internos e externos, zelo pela imagem da empresa diante dos seus stakeholders, entre outras atividades.

Entretanto, essa facilidade de compartilhar informações ressaltou também a importância dos profissionais da área de comunicação atuarem ativamente e de forma capacitada na gestão de riscos e crises. Isso porque os processos de evolução do homem, da comunicação e do universo corporativo caminharam juntos. Por isso, as empresas, independentemente do porte, estão ainda mais sujeitas a situações de riscos e crises, que podem acontecer a qualquer momento. No passado, era possível abafar os fatos negativos, pois a difusão de notícias não acontecia de forma rápida e eficiente, diferentemente da realidade atual, em que as notícias são compartilhadas de forma instantânea.

Ao ter uma notícia negativa divulgada na imprensa, a empresa lida com uma série de desafios internos e externos, tais como falta de credibilidade diante seus públicos de interesse, problemas de imagem, clima organizacional e, consequentemente, pode ter que lidar com problemas econômicos e financeiros. Então, quais são as ferramentas da comunicação que devem ser adotadas para a prevenção e durante a crise?

Diante desse cenário, a resposta para esse questionamento é essencial, pois é perceptível que os profissionais da área da comunicação precisam conhecer e adotar ferramentas para conseguir prevenir e/ou conter situações de crise. Para traçar essas ações é necessário entender o papel do assessor de imprensa, o plano de contenção de crise e medidas que ele pode aplicar em situações como essas. A partir dessa análise será possível descrever os métodos da comunicação que podem ser empregados para evitar e prevenir impactos negativos em empresas e entidades.