ZOOM CONTRA A CORRUPÇÃO

*Por Paula Vasconcelos

banner-topo-do-site2Ser jornalista, como toda profissão, tem pontos positivos e negativos. Estar sempre informado, na minha opinião, é um positivo e negativo ao mesmo tempo, principalmente quando o assunto é política e ficamos a par de todos os problemas de corrupção presentes no país. As manifestações que estão acontecendo, por exemplo, são provas de que a insatisfação é crescente no país. Ainda que a divergência de opiniões e pontos de vista seja grande, a corrupção é uma indignação comum dos brasileiros.

Vemos a corrupção se alastrar sem punição. Ficamos com um sentimento de impotência e muitas vezes de raiva, que tem como reflexo episódios graves de violência. Um exemplo recente, que aconteceu em julho deste ano, foi a morte de um suspeito de assalto que foi amarrado a um poste e espancado até a morte no Maranhão. Isso mostra que a impunidade tem gerado a vontade de “fazer justiça com as próprias mãos”, o que seria capaz de instalar o caos, caso essa visão ganhe adeptos.

Para combater o roubo aos cofres públicos, os procuradores da Operação Lava Jato lançaram um projeto de lei com dez medidas contra a corrupção. O projeto tem como objetivo extinguir a roubalheira de forma eficaz, mudando as leis que acabam por engavetar processos. Ele é de inciativa popular e precisa reconhecer 1,5 milhão de assinaturas em pelo menos cinco estados e não dispensa a aprovação do Congresso, mas põe pressão.

A maior parte da equipe ZOOM aderiu à iniciativa assinando a ficha impressa, disponível no site do projeto. Como já foi dito anteriormente, pode ser que o projeto de lei não saia do papel, mas é uma forma de fazermos a nossa parte e nos sentirmos um pouco mais participativos para a construção de um país mais honesto.

Vivemos um momento de crise, mas acredito também que seja um momento histórico, com manifestações populares, interesse político de grande parte dos cidadãos e investigação da corrupção. Se soubermos enfrentar este momento difícil com determinação e sabedoria, poderemos mudar a história do país.

Quem se interessar em imprimir a ficha de assinaturas ou saber mais sobre o projeto basta acessar o site http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas.