COMO REVISAR O PRÓPRIO TEXTO?

*Por Tathiana Oliveira

Revisão - Tathiana 1015 (imagem)Imagine um pequeno pedaço de barbante bem esticado. Em uma das pontas está o autor e na outra o leitor. O meio entre eles é o texto, o caminho pelo qual as ideias percorrem.

Compartilhar conteúdo de forma efetiva pela comunicação escrita é um grande desafio. Isso porque o sentido está no barbante inteiro, ou seja, na interação entre autor, texto e leitor. O texto precisa ser adequado, claro, coerente e coeso para cumprir sua função. Por isso, depois de escrever, é importante que o autor o leia de forma crítica, com o objetivo de “aparar as arestas”.

Revisar, como o próprio verbo sugere, é o ato de “visar de novo”, ou seja, ler mais vezes com o objetivo de adequar o texto ao seu objetivo. Porém, essas releituras não são tão simples e fáceis assim. No processo da escrita, nosso olhar fica muito viciado nas ideias desenvolvidas e, dificilmente, consegue captar as “escapulidas”.

Estou há cinco meses como revisora na Zoom e já aprendi muito sobre esse processo. Separei, aqui, algumas dicas de como revisar o próprio texto. Confira:

- Dê um tempo

Essa é a primeira grande sacada. Descansar o olhar do conteúdo desenvolvido ajuda na hora em que voltamos para o texto.

- Critique-se

É normal acharmos que nosso texto é uma obra-prima. Mas, na realidade, precisamos nos equilibrar entre reconhecer a qualidade e os problemas dele. A pergunta “será que esse texto está claro para o meu leitor?” é um primeiro passo para melhorá-lo em determinados aspectos.

- Confira as palavras

Nossa língua é cheia de caprichos. Se tivermos dúvidas, temos que conferir a grafia e a acentuação das palavras nos dicionários e/ou em ferramentas on-line. Outro detalhe importante é o uso de sinônimos, pois deixam o texto menos cansativo e mais interessante.

- Mude, elimine, acrescente, altere

Não podemos ter medo de mexer no texto. Se as interferências têm o objetivo de melhorá-lo, é fundamental fazê-las. Mude palavras, elimine informações desnecessárias, acrescente as ideias que surgirem ao longo da revisão e altere frases de lugar.

- Encontre os tópicos frasais e relacione-os

Normalmente um texto é composto por palavras-chave e tópicos frasais. Esses tópicos são as frases que “resumem” os parágrafos. Após encontrarmos esses aspectos ao longo do texto, precisamos estabelecer relações entre eles e verificar se estão desenvolvidos, coerentes e coesos.

- Estabeleça um limite de revisão

O produto da escrita é inacabado. Se voltarmos ao texto vinte vezes,  provavelmente, modificaremos alguma coisa em todas elas. Por isso, precisamos manter um limite de revisões.