Latest Posts

O QUE EU APRENDI FAZENDO ENTREVISTAS DE EMPREGO

*Por Caroline Paiva

entrevista-de-emprego-perguntas-e-respostasHá pouco mais de dois anos, comecei a participar ativamente do processo de seleção de estagiários e funcionários da Zoom. O processo é rigoroso e inclui um teste prático e duas entrevistas, uma delas feita por mim. Em pouco tempo pude ver que em seleções com essas o maior inimigo do candidato é ele mesmo. Não há uma receita de bolo para encontrar bons profissionais no mercado, e não sei dizer com a propriedade técnica de um recrutador de RH qual é o melhor caminho para isso. Porém, deixo algumas dicas do que não fazer durante uma entrevista:

Não vá a uma entrevista desarrumado: A aparência é a primeira impressão que temos de um candidato. Por isso, antes de ir para uma entrevista, pesquise sobre o estilo da empresa. Vagas de alto escalão ou de companhias mais formais exigem terno e gravata. Em agências, não é preciso ir assim. Contudo, se vista bem, sem exageros ou excessos em decotes e estampas, para passar uma boa impressão.

Menosprezar perguntas simples: O entrevistador tem uma série de recursos para analisar se o candidato está falando a verdade ou mentindo sobre seu currículo. Muitas perguntas aparentemente bobas são feitas com o intuito de testar se uma resposta dita anteriormente é sincera. Responda com cuidado e atenção.

Ser sincero ao extremo: Parece mentira, mas já conversei com candidatos que disseram que suas maiores dificuldades eram ser pontual, respeitar horários e ouvir os outros. Isso tudo em uma resposta só. Não é preciso dizer que esse excesso de sinceridade eliminou uma candidata com grande competência técnica, né? Evite mentir em entrevistas, porém, dose o que você for dizer e como você vai dizer para não espantar a sua oportunidade. Nós temos pontos a melhorar, mas nem por isso precisamos nos expor de maneira a denegrir nossa própria imagem.

Sentir-se íntimo ou intimidado pelos funcionários da empresa na primeira visita: Muitas pessoas travam enquanto aguardam serem chamadas para entrevista. O nervosismo é normal, porém procure controlá-lo para não parecer inacessível. Já outras se sentem tão à vontade que interagem sem bom senso com os funcionários. Já houve até candidato a estágio que usou o tempo do teste prático para fazer trabalho da faculdade. Como tudo na vida, bom senso é fundamental.

- Falta de autoconhecimento: Conhecer-se é fundamental para uma entrevista de emprego. Antes de chegar à empresa, pense quem é você, quais são seus valores, o que deseja conquistar, por que está indo para aquela empresa, o que você precisa trabalhar na sua personalidade. Isso é o mínimo que o entrevistador vai querer saber sobre você. Não responder essas perguntas pode demonstrar insegurança ou imaturidade.

Mentir sobre competências técnicas: Se você for selecionado para o teste prático, as competências técnicas serão testadas. Por isso, fale a verdade sobre o que você é capaz de fazer ou corra o risco de se expor em uma situação desnecessária.

READ MORE +

COMO REVISAR O PRÓPRIO TEXTO?

*Por Tathiana Oliveira

Revisão - Tathiana 1015 (imagem)Imagine um pequeno pedaço de barbante bem esticado. Em uma das pontas está o autor e na outra o leitor. O meio entre eles é o texto, o caminho pelo qual as ideias percorrem.

Compartilhar conteúdo de forma efetiva pela comunicação escrita é um grande desafio. Isso porque o sentido está no barbante inteiro, ou seja, na interação entre autor, texto e leitor. O texto precisa ser adequado, claro, coerente e coeso para cumprir sua função. Por isso, depois de escrever, é importante que o autor o leia de forma crítica, com o objetivo de “aparar as arestas”.

Revisar, como o próprio verbo sugere, é o ato de “visar de novo”, ou seja, ler mais vezes com o objetivo de adequar o texto ao seu objetivo. Porém, essas releituras não são tão simples e fáceis assim. No processo da escrita, nosso olhar fica muito viciado nas ideias desenvolvidas e, dificilmente, consegue captar as “escapulidas”.

Estou há cinco meses como revisora na Zoom e já aprendi muito sobre esse processo. Separei, aqui, algumas dicas de como revisar o próprio texto. Confira:

- Dê um tempo

Essa é a primeira grande sacada. Descansar o olhar do conteúdo desenvolvido ajuda na hora em que voltamos para o texto.

- Critique-se

É normal acharmos que nosso texto é uma obra-prima. Mas, na realidade, precisamos nos equilibrar entre reconhecer a qualidade e os problemas dele. A pergunta “será que esse texto está claro para o meu leitor?” é um primeiro passo para melhorá-lo em determinados aspectos.

- Confira as palavras

Nossa língua é cheia de caprichos. Se tivermos dúvidas, temos que conferir a grafia e a acentuação das palavras nos dicionários e/ou em ferramentas on-line. Outro detalhe importante é o uso de sinônimos, pois deixam o texto menos cansativo e mais interessante.

- Mude, elimine, acrescente, altere

Não podemos ter medo de mexer no texto. Se as interferências têm o objetivo de melhorá-lo, é fundamental fazê-las. Mude palavras, elimine informações desnecessárias, acrescente as ideias que surgirem ao longo da revisão e altere frases de lugar.

- Encontre os tópicos frasais e relacione-os

Normalmente um texto é composto por palavras-chave e tópicos frasais. Esses tópicos são as frases que “resumem” os parágrafos. Após encontrarmos esses aspectos ao longo do texto, precisamos estabelecer relações entre eles e verificar se estão desenvolvidos, coerentes e coesos.

- Estabeleça um limite de revisão

O produto da escrita é inacabado. Se voltarmos ao texto vinte vezes,  provavelmente, modificaremos alguma coisa em todas elas. Por isso, precisamos manter um limite de revisões.

READ MORE +

UM ANO DE ZOOM E MAIS UM ANO DE VIDA

*Por Ericka Sanny

ErickaA sexta-feira teve sabor ainda mais especial. O meu tão esperado aniversário chegou. A expectativa da hora do café era grande, não sei se todo mundo é assim, mas eu me empolgo com tudo, se tratando do meu aniversário, então. Amo festas, amo estar perto das pessoas e compartilhar com elas momentos felizes.

Estar próximo de quem a gente gosta faz toda a diferença para que a vida fique mais leve e alegre. São esses momentos que fazem toda a diferença na nossa rotina.

Aqui na Zoom é assim, na última sexta-feira do mês, comemoram-se os aniversários. Em setembro só tinha eu de aniversariante, então a festa foi toda minha. (rsrs)

Há um ano cheguei aqui na Zoom, comecei a trabalhar bem no dia do meu aniversário. Naquele momento era o melhor presente que eu poderia ter ganhado. Poder trabalhar com a profissão que eu escolhi era um sonho.

Um ano de Zoom e mais um ano de vida. É muito bom poder comemorar com as pessoas que fazem parte do meu dia a dia e que estão comigo na maior parte do meu tempo.

A festa foi linda, o cartão cheio de votos de felicidades fez as lágrimas rolarem pelo meu rosto, o bolo estava uma delícia, e o presente, ah o presente, gostei demais.

Agradeço por tudo! E, acima de tudo, conviver com a equipe da Zoom é o meu maior presente.

READ MORE +

SURPRESA: GRÁVIDA NA REDAÇÃO!

*Por Gabriela Duarte

cegonha-fm2As pessoas sabem que quando uma mulher engravida o assunto na vida dela nos próximos nove meses será “apenas” a gravidez. Então, é claro que vou contar aqui a experiência de ser a primeira grávida na redação da Zoom. Descobrir que eu seria mamãe foi simplesmente maravilhoso, uma sensação realmente inexplicável. Minhas pernas tremeram, o coração apertou, a barriga borbulhava como se estivesse cheia de borboletas e os olhos deixaram cair lagrimas de felicidade!

Fiz um exame de farmácia em uma quarta-feira, deu positivo, mas eu precisava confirmar com o de sangue, que só foi feito na quinta-feira. Passei no laboratório, tirei o sangue e fui trabalhar. O resultado podia ser pego na internet após às 15h do mesmo dia. Confesso que no dia foi difícil me concentrar, eu sabia que estava grávida e queria gritar para todo mundo ouvir, mas ainda não podia, porque tinha que confirmar e preparar uma forma legal de contar para os mais próximos. Foi então que às 13h o resultado chegou e tive a confirmação que tanto esperava. Ainda não podia contar, afinal, tinha que contar primeiro para a família. Entretanto, não consegui controlar minhas emoções e fazer tudo o que tinha para fazer. Contei para uma amiga do trabalho que, no fim do expediente, me ajudou a preparar as surpresas!

No dia seguinte acordei ansiosa e “louca” para chegar ao trabalho e contar para todos. Na redação a maioria é mulher, por isso sempre tinha os assuntos de que precisávamos de um baby e brincávamos sobre quem seria a primeira a engravidar. Ao chegar preparei uma carta escrita pelo “baby”, avisando às futuras titias e titios que ele estava a caminho. Precisei esperar a hora do almoço, porque uma das titias só chegava na parte da tarde. Às 14h foi o momento da surpresa. Levantei, com uma expressão séria, e disse que precisava dar um recado para todos. Eu estava trêmula e só conseguia ver diversos olhos assustados me olhando e pensando: o que será que aconteceu?

Estava tão emocionada que pedi a amiga, que já sabia, para ler a carta aos demais. Foi então que a alegria tomou ainda mais conta do meu coração, ao ver todos os olhos brilhando. Cada pessoa reagiu de um jeito, e eu pude observar cada expressão, os sorrisos se abriram, alguns derramaram lágrimas, e ao final ganhei muitos abraços apertados e cheios de amor!

A atenção e o carinho dos colegas me ajudam a trabalhar bem todos os dias, mesmo naqueles em que os enjoos estão ainda piores. Ganhei lindos presentes para o baby, e muitos sorrisos a cada notícia dada, contando que o baby está bem e que os exames estão todos ótimos.  Essa é uma fase de muitas oscilações nas emoções, e o carinho de toda a equipe zoonina tem sido fundamental para a alegria dos meus dias!!!

READ MORE +

ZOOM CONTRA A CORRUPÇÃO

*Por Paula Vasconcelos

banner-topo-do-site2Ser jornalista, como toda profissão, tem pontos positivos e negativos. Estar sempre informado, na minha opinião, é um positivo e negativo ao mesmo tempo, principalmente quando o assunto é política e ficamos a par de todos os problemas de corrupção presentes no país. As manifestações que estão acontecendo, por exemplo, são provas de que a insatisfação é crescente no país. Ainda que a divergência de opiniões e pontos de vista seja grande, a corrupção é uma indignação comum dos brasileiros.

Vemos a corrupção se alastrar sem punição. Ficamos com um sentimento de impotência e muitas vezes de raiva, que tem como reflexo episódios graves de violência. Um exemplo recente, que aconteceu em julho deste ano, foi a morte de um suspeito de assalto que foi amarrado a um poste e espancado até a morte no Maranhão. Isso mostra que a impunidade tem gerado a vontade de “fazer justiça com as próprias mãos”, o que seria capaz de instalar o caos, caso essa visão ganhe adeptos.

Para combater o roubo aos cofres públicos, os procuradores da Operação Lava Jato lançaram um projeto de lei com dez medidas contra a corrupção. O projeto tem como objetivo extinguir a roubalheira de forma eficaz, mudando as leis que acabam por engavetar processos. Ele é de inciativa popular e precisa reconhecer 1,5 milhão de assinaturas em pelo menos cinco estados e não dispensa a aprovação do Congresso, mas põe pressão.

A maior parte da equipe ZOOM aderiu à iniciativa assinando a ficha impressa, disponível no site do projeto. Como já foi dito anteriormente, pode ser que o projeto de lei não saia do papel, mas é uma forma de fazermos a nossa parte e nos sentirmos um pouco mais participativos para a construção de um país mais honesto.

Vivemos um momento de crise, mas acredito também que seja um momento histórico, com manifestações populares, interesse político de grande parte dos cidadãos e investigação da corrupção. Se soubermos enfrentar este momento difícil com determinação e sabedoria, poderemos mudar a história do país.

Quem se interessar em imprimir a ficha de assinaturas ou saber mais sobre o projeto basta acessar o site http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas.

 

READ MORE +

2ª CAMINHADA PARA PREVENÇÃO À OBESIDADE

*Por Jéssica Andrade

obesidadeO Instituto Mineiro de Obesidade e Cirurgia realizou no mês de junho a 2ª Caminhada de Prevenção à Obesidade de Belo Horizonte, no Parque das Mangabeiras. Cerca de 150 pessoas receberam informações, participaram de palestras e de um bate-papo descontraído com a presença da equipe multidisciplinar do Instituto: a psicóloga Renata Carvalho, a nutricionista Ana Paula Meireles, a médica endocrinologista Cláudia Maria Vieira e o cardiologista José Pereira Cardoso. Pacientes que já fizeram a cirurgia de redução de estômago também promoveram uma conversa informal para desvendar mitos, ressaltar verdades e, principalmente, tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. No fim do encontro, os participantes realizaram alongamentos com a orientação de preparadores físicos. A terceira Caminhada já está programada para outubro.

 

READ MORE +

BENDITO O FRUTO ENTRE AS MULHERES

*Por Daniel Morais

foto55Muitas pessoas, especialmente homens, brincam com a frase “bendito o fruto entre as mulheres”. Esse é o meu caso na Zoom Comunicação, onde sou o único homem a trabalhar atualmente (com exceção dos dois chefes).

 

Ao chegar à Zoom e deparar com muitas mulheres na redação, muitos homens pensariam: “Opa, estou no paraíso”. Realmente é um paraíso, mas para mim de uma maneira diferente. Primeiro, porque sou noivo e muito feliz em me casar com minha amada noiva. E, segundo, porque elas são pessoas maravilhosas, que me trataram com muito respeito e carinho desde a minha chegada, sendo que nunca deixaram que eu me sentisse um peixe fora do aquário.

 

Posso afirmar que o respeito foi mútuo, pois aprendi a respeitar as mulheres desde pequeno, com a educação dada pelos meus pais. E a admiração por elas também é antiga, desde quando tive minha primeira pedra nos rins. Descobri, na prática, a verdadeira dor de uma cólica e passei a entender o quão fortes são as mulheres.

 

Mas voltando ao trabalho, na Zoom eu consegui conversar com todas sobre diferentes tipos de assuntos. Bati altos papos sobre futebol, política, religião, bebidas, piadas e também sobre mulheres. E o melhor, nunca houve uma discussão, uma briga, alguém tentando impor sua opinião no grito ou na força. As resenhas sempre foram ótimas, saudáveis, enriquecedoras e altamente divertidas.

 

Diversão foi o que não faltou na Zoom. Até hoje vivi e ouvi vários assuntos, como uma amiga caindo dentro da lixeira de um shopping, outra me embriagando na festa de fim de ano da empresa e me fazendo pagar mico (ainda bem que teve outra amiga que apagou “as provas do meu delito” e me salvou da justa causa). Mas, o que mais gostei, foi de uma revelação durante a reunião de pauta. Descobri o verdadeiro motivo de elas gostarem de usar saias e vestidos: SENSACIONAL! Tiveram também momentos de emoção com o anúncio da mamãe da Zoom. Alegria aqui não falta!

 

Às vezes, paro e fico observando cada uma em sua função. A dedicação e competência de todas na execução de suas tarefas. O companheirismo na relação de trabalho e a amizade sincera. Quer saber? Bendito o fruto sou eu entre as mulheres da Zoom!

 

READ MORE +

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

*Por Roberta Araujo

mega brasilParticipar de congressos e eventos é sempre importante não apenas para uma atualização profissional, mas para ampliar a percepção sobre o seu segmento e o seu trabalho, analisar o que o mercado está produzindo, como as outras empresas estão pensando e fazendo a comunicação. A 18ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, organizada pela Mega Brasil Comunicação, é um evento tradicional prestigiado por profissionais de todo o país, o que enriquece ainda mais a experiência, tendo em vista a possibilidade de networking com grandes nomes da comunicação, sejam eles palestrantes ou visitantes.

O evento, sediado em São Paulo, teve seis minicursos com especialistas de peso abordando várias temáticas, a saber, novas mídias e novas tecnologias, como trabalhar a comunicação de forma impactante e eficaz, dentre outras. A programação de três dias contou ainda com oito mesas redondas, três conferências – sendo uma internacional – e um fórum. De todas as apresentações, destaco a de Martha Gabriel – autora do best seller Marketing na Era Digital – sobre inovação e criatividade. A palestra foi interessante não apenas porque vivemos na era da informação multimídia, que apresenta novos desafios para os profissionais da comunicação, mas porque ela provoca ao dizer que problema novo não se resolve com fórmula antiga.

“A sociedade não incentiva a criatividade, incentiva padrões”. Por isso é tão difícil pensar fora da caixa. Segundo a especialista, invenção exige ruptura. Como manter a essência do que se quer trabalhar e fugir dos padrões para buscar soluções inéditas para novos problemas? Martha não fez apenas perguntas, mas deu alguns direcionamentos. É possível inovar em processos, produtos, serviços, modelo de negócios, criação de valor, mercado, enfim, há tantos lugares onde podemos exercitar a criatividade. Precisamos apurar o olhar para essas oportunidades. Ela nos convida a fazer essa análise em nosso dia a dia: no que eu posso inovar dentro da minha empresa? E desafia ao dizer que a maioria das pessoas tem boas ideias, mas lhes falta coragem para romper com o medo do julgamento alheio e disposição para colocar a mão na massa. Será que não é hora de você desenterrar aquela ideia com potencial que estava adormecida há alguns anos? Não deveria ser você o primeiro a patrocinar as suas ideias? Ao contrário, normalmente somos os primeiros a nos sabotar, paralisados pelo medo ou sem disposição para trabalhar enquanto a maioria está descansando. Talvez seja hora de fugir dos inibidores da criatividade – rótulos, riscos, ego, dinheiro, ambiente repressor – para colocar nossas ideias em prática. Ela engrossa o coro de Thomas Edison ao lembrar que “A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”.

Compartilho com os leitores do blog, um case utilizado por ela que ilustra bem o que foi falado e utiliza as novas mídias para uma campanha de sucesso: https://www.youtube.com/watch?v=x1tRSqf1x8I. Foram estímulos variados nesses três dias de congresso que trouxeram à tona novos insights e despertaram inspiração para um trabalho diferenciado. A próxima edição do evento deve acontecer no primeiro semestre de 2016. Para acompanhar as novidades basta acessar o site http://www.megabrasil.com.br/.

READ MORE +

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS PRÁTICOS EM COMUNICAÇÃO

ZOOM COMUNICAÇÃO ABRE TURMA SEMANAL PARA CURSOS PRÁTICOS D
Assessoria de Imprensa, Redes Sociais, Facebook ADS  e Português são opções de profissionalização na Zoom

As inscrições estão abertas para os cursos práticos de Assessoria de Imprensa, Redes Sociais e Português da ZOOM Comunicação. A possibilidade de inscrição para a turma intensiva, de 2ª a 5ª feira, das 19h às 21h30, com aulas do dia 6/7 a dia 30/7; e também aos sábados, com aulas do dia 4/7 a 22/8.

No Curso de Assessoria de Imprensa, o programa inclui os conceitos do segmento como briefing, método de planejamento e redação de release e artigo; funcionamento das redações, diferenciação das editorias, relação com os jornalistas e como fazer sugestões de pautas; clipping, realização e apresentação de relatórios de trabalho realizado e gerenciamento de crises.

Na turma de Redes Sociais, os alunos aprendem sobre conteúdos de contextualização e participação das redes sociais no Brasil, briefing, análise de concorrentes, planejamento, conquista e fidelização de seguidores, mensuração de resultados, aplicação de métricas e produção de relatórios. Tudo isso é feito com base em cases e exercitado em sala de aula com atividades práticas.

Já, no curso de Português para Jornalistas, a programação proposta garante a qualificação de pessoas já graduadas em qualquer área de atuação e estudantes. O foco está na capacitação para dominar o português culto nas formas oral e escrita, análise e sistematização das regras da gramática normativa, além de estruturas textuais para garantirem fluência na produção de textos.

Confira turmas, datas e horários acessando o link http://zoomcomunicacao.com.br/cursos/novas-turmas/

READ MORE +

CONQUISTAMOS A CONTA DA 41ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA 2015

Zoom_Em_Foco_Conta_Campanha_de_PopularizaçãoA ZOOM Comunicação conquistou o atendimento em assessoria de imprensa e redes sociais da 41ª Campanha de Popularização Teatro e Dança, que acontece na capital mineira entre 6 de janeiro e 8 de março. A Campanha é um dos eventos mais tradicionais da cena cultural, com uma vasta programação para públicos infantil e adulto. Promovida pelo Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais), é considerada o maior evento do mundo nesse segmento com duração de dois meses ininterruptos.

Em 2014, a CAMPANHA levou quase 390 mil espectadores às diversas apresentações nos palcos, nas ruas e nas praças, entre peças para o público adulto e infantil. Na 41ª edição, a expectativa é de público acima de 400 mil pessoas. Ao todo serão 161 peças, sendo 56 novos espetáculos. Do total, 102 são voltados para o público adulto, 49 são infantis e 10 são apresentações de dança. Os ingressos podem ser comprados em sete postos de vendas, inclusive nos shoppings Itaú Power, em Contagem, e Metropolitan, em Betim.

O coordenador da Campanha de Popularização Teatro e Dança, Rômulo Duque, destaca que esta é uma das maiores ações de incentivo às artes cênicas e já está enraizada no coração do público mineiro. “A CAMPANHA é uma maneira de democratizar o acesso ao teatro e à dança, aproximando o público deste universo, com uma programação extensa e diversa. É uma excelente oportunidade de fomentar a cultura na cidade e estimular o público a apreciar o teatro e a dança. A CAMPANHA é fundamental também para os profissionais, pois gera reconhecimento para todos os envolvidos nos espetáculos. Mais uma vez Belo Horizonte mostrará que curte a CAMPANHA”, explica Duque.

A Campanha de Popularização conta, ainda, com projetos especiais, como o Projeto Troca, que possui espetáculos de linguagens diversas e, que, ao final da CAMPANHA, realizam um debate com trocas de informações. “Este é um projeto especial com objetivo de incentivar e estimular outras linguagens e as produções das peças”, destaca Duque. Outro projeto que integra a ação, pelo 2º ano consecutivo, é o “Circuito Caminho das Artes”, criado em 2009, por meio do movimento de Grupos de Teatro e Dança, com sede no Jardim Canadá, Brumadinho e Nova Lima. “Eles perceberam que podiam abrir um espaço para apresentações de peças de teatro e apresentações de dança e, não apenas para ensaios e para guardar materiais. A partir de então, criaram casas de apresentações abertas ao púbico e a entrada na CAMPANHA possibilita uma visibilidade maior a esta importante iniciativa”, conta o coordenador.

História da Campanha de Popularização Teatro e Dança

A CAMPANHA começa na década de 70, quando produtores e artistas preocupados com a diminuição das pessoas nos espetáculos propuseram ao Governo Federal a criação de uma ação para estimular o público a ir ao teatro. Assim, nasceu a Campanha das Kombis, pois os ingressos, a preços reduzidos, eram vendidos nesses postos móveis, localizados no centro da cidade e em outros bairros. A ação foi um grande sucesso e se espalhou por outros estados. Com o tempo e as modificações, apenas Minas Gerais e São Paulo continuaram com o projeto.

Na capital mineira, a Campanha foi assumida em 1983 pelo Sinparc (na época, Amparc) e passou a se chamar Campanha de Popularização do Teatro. Em 1999, a dança foi incluída no projeto e o nome mudou para Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Hoje, além de Belo Horizonte, as cidades de Juiz de Fora, Betim e Itabirito também fazem parte do evento. Uma das caraterísticas do projeto é a apresentação de peças produzidas em Minas Gerais e nas cidades em que a campanha se realiza.

Nos últimos 10 anos, a Campanha de Popularização Teatro e Dança já levou mais de dois milhões de espectadores e centenas de espetáculos, gerando empregos diretos e indiretos. A CAMPANHA é uma referência no Brasil e o maior projeto de popularização das artes cênicas no país.

 

READ MORE +