O QUE EU APRENDI FAZENDO ENTREVISTAS DE EMPREGO

*Por Caroline Paiva

entrevista-de-emprego-perguntas-e-respostasHá pouco mais de dois anos, comecei a participar ativamente do processo de seleção de estagiários e funcionários da Zoom. O processo é rigoroso e inclui um teste prático e duas entrevistas, uma delas feita por mim. Em pouco tempo pude ver que em seleções com essas o maior inimigo do candidato é ele mesmo. Não há uma receita de bolo para encontrar bons profissionais no mercado, e não sei dizer com a propriedade técnica de um recrutador de RH qual é o melhor caminho para isso. Porém, deixo algumas dicas do que não fazer durante uma entrevista:

Não vá a uma entrevista desarrumado: A aparência é a primeira impressão que temos de um candidato. Por isso, antes de ir para uma entrevista, pesquise sobre o estilo da empresa. Vagas de alto escalão ou de companhias mais formais exigem terno e gravata. Em agências, não é preciso ir assim. Contudo, se vista bem, sem exageros ou excessos em decotes e estampas, para passar uma boa impressão.

Menosprezar perguntas simples: O entrevistador tem uma série de recursos para analisar se o candidato está falando a verdade ou mentindo sobre seu currículo. Muitas perguntas aparentemente bobas são feitas com o intuito de testar se uma resposta dita anteriormente é sincera. Responda com cuidado e atenção.

Ser sincero ao extremo: Parece mentira, mas já conversei com candidatos que disseram que suas maiores dificuldades eram ser pontual, respeitar horários e ouvir os outros. Isso tudo em uma resposta só. Não é preciso dizer que esse excesso de sinceridade eliminou uma candidata com grande competência técnica, né? Evite mentir em entrevistas, porém, dose o que você for dizer e como você vai dizer para não espantar a sua oportunidade. Nós temos pontos a melhorar, mas nem por isso precisamos nos expor de maneira a denegrir nossa própria imagem.

Sentir-se íntimo ou intimidado pelos funcionários da empresa na primeira visita: Muitas pessoas travam enquanto aguardam serem chamadas para entrevista. O nervosismo é normal, porém procure controlá-lo para não parecer inacessível. Já outras se sentem tão à vontade que interagem sem bom senso com os funcionários. Já houve até candidato a estágio que usou o tempo do teste prático para fazer trabalho da faculdade. Como tudo na vida, bom senso é fundamental.

- Falta de autoconhecimento: Conhecer-se é fundamental para uma entrevista de emprego. Antes de chegar à empresa, pense quem é você, quais são seus valores, o que deseja conquistar, por que está indo para aquela empresa, o que você precisa trabalhar na sua personalidade. Isso é o mínimo que o entrevistador vai querer saber sobre você. Não responder essas perguntas pode demonstrar insegurança ou imaturidade.

Mentir sobre competências técnicas: Se você for selecionado para o teste prático, as competências técnicas serão testadas. Por isso, fale a verdade sobre o que você é capaz de fazer ou corra o risco de se expor em uma situação desnecessária.