CONQUISTAMOS A CONTA DA 41ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA 2015

Zoom_Em_Foco_Conta_Campanha_de_PopularizaçãoA ZOOM Comunicação conquistou o atendimento em assessoria de imprensa e redes sociais da 41ª Campanha de Popularização Teatro e Dança, que acontece na capital mineira entre 6 de janeiro e 8 de março. A Campanha é um dos eventos mais tradicionais da cena cultural, com uma vasta programação para públicos infantil e adulto. Promovida pelo Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais), é considerada o maior evento do mundo nesse segmento com duração de dois meses ininterruptos.

Em 2014, a CAMPANHA levou quase 390 mil espectadores às diversas apresentações nos palcos, nas ruas e nas praças, entre peças para o público adulto e infantil. Na 41ª edição, a expectativa é de público acima de 400 mil pessoas. Ao todo serão 161 peças, sendo 56 novos espetáculos. Do total, 102 são voltados para o público adulto, 49 são infantis e 10 são apresentações de dança. Os ingressos podem ser comprados em sete postos de vendas, inclusive nos shoppings Itaú Power, em Contagem, e Metropolitan, em Betim.

O coordenador da Campanha de Popularização Teatro e Dança, Rômulo Duque, destaca que esta é uma das maiores ações de incentivo às artes cênicas e já está enraizada no coração do público mineiro. “A CAMPANHA é uma maneira de democratizar o acesso ao teatro e à dança, aproximando o público deste universo, com uma programação extensa e diversa. É uma excelente oportunidade de fomentar a cultura na cidade e estimular o público a apreciar o teatro e a dança. A CAMPANHA é fundamental também para os profissionais, pois gera reconhecimento para todos os envolvidos nos espetáculos. Mais uma vez Belo Horizonte mostrará que curte a CAMPANHA”, explica Duque.

A Campanha de Popularização conta, ainda, com projetos especiais, como o Projeto Troca, que possui espetáculos de linguagens diversas e, que, ao final da CAMPANHA, realizam um debate com trocas de informações. “Este é um projeto especial com objetivo de incentivar e estimular outras linguagens e as produções das peças”, destaca Duque. Outro projeto que integra a ação, pelo 2º ano consecutivo, é o “Circuito Caminho das Artes”, criado em 2009, por meio do movimento de Grupos de Teatro e Dança, com sede no Jardim Canadá, Brumadinho e Nova Lima. “Eles perceberam que podiam abrir um espaço para apresentações de peças de teatro e apresentações de dança e, não apenas para ensaios e para guardar materiais. A partir de então, criaram casas de apresentações abertas ao púbico e a entrada na CAMPANHA possibilita uma visibilidade maior a esta importante iniciativa”, conta o coordenador.

História da Campanha de Popularização Teatro e Dança

A CAMPANHA começa na década de 70, quando produtores e artistas preocupados com a diminuição das pessoas nos espetáculos propuseram ao Governo Federal a criação de uma ação para estimular o público a ir ao teatro. Assim, nasceu a Campanha das Kombis, pois os ingressos, a preços reduzidos, eram vendidos nesses postos móveis, localizados no centro da cidade e em outros bairros. A ação foi um grande sucesso e se espalhou por outros estados. Com o tempo e as modificações, apenas Minas Gerais e São Paulo continuaram com o projeto.

Na capital mineira, a Campanha foi assumida em 1983 pelo Sinparc (na época, Amparc) e passou a se chamar Campanha de Popularização do Teatro. Em 1999, a dança foi incluída no projeto e o nome mudou para Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Hoje, além de Belo Horizonte, as cidades de Juiz de Fora, Betim e Itabirito também fazem parte do evento. Uma das caraterísticas do projeto é a apresentação de peças produzidas em Minas Gerais e nas cidades em que a campanha se realiza.

Nos últimos 10 anos, a Campanha de Popularização Teatro e Dança já levou mais de dois milhões de espectadores e centenas de espetáculos, gerando empregos diretos e indiretos. A CAMPANHA é uma referência no Brasil e o maior projeto de popularização das artes cênicas no país.