18º CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

*Por Roberta Araujo

mega brasilParticipar de congressos e eventos é sempre importante não apenas para uma atualização profissional, mas para ampliar a percepção sobre o seu segmento e o seu trabalho, analisar o que o mercado está produzindo, como as outras empresas estão pensando e fazendo a comunicação. A 18ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, organizada pela Mega Brasil Comunicação, é um evento tradicional prestigiado por profissionais de todo o país, o que enriquece ainda mais a experiência, tendo em vista a possibilidade de networking com grandes nomes da comunicação, sejam eles palestrantes ou visitantes.

O evento, sediado em São Paulo, teve seis minicursos com especialistas de peso abordando várias temáticas, a saber, novas mídias e novas tecnologias, como trabalhar a comunicação de forma impactante e eficaz, dentre outras. A programação de três dias contou ainda com oito mesas redondas, três conferências – sendo uma internacional – e um fórum. De todas as apresentações, destaco a de Martha Gabriel – autora do best seller Marketing na Era Digital – sobre inovação e criatividade. A palestra foi interessante não apenas porque vivemos na era da informação multimídia, que apresenta novos desafios para os profissionais da comunicação, mas porque ela provoca ao dizer que problema novo não se resolve com fórmula antiga.

“A sociedade não incentiva a criatividade, incentiva padrões”. Por isso é tão difícil pensar fora da caixa. Segundo a especialista, invenção exige ruptura. Como manter a essência do que se quer trabalhar e fugir dos padrões para buscar soluções inéditas para novos problemas? Martha não fez apenas perguntas, mas deu alguns direcionamentos. É possível inovar em processos, produtos, serviços, modelo de negócios, criação de valor, mercado, enfim, há tantos lugares onde podemos exercitar a criatividade. Precisamos apurar o olhar para essas oportunidades. Ela nos convida a fazer essa análise em nosso dia a dia: no que eu posso inovar dentro da minha empresa? E desafia ao dizer que a maioria das pessoas tem boas ideias, mas lhes falta coragem para romper com o medo do julgamento alheio e disposição para colocar a mão na massa. Será que não é hora de você desenterrar aquela ideia com potencial que estava adormecida há alguns anos? Não deveria ser você o primeiro a patrocinar as suas ideias? Ao contrário, normalmente somos os primeiros a nos sabotar, paralisados pelo medo ou sem disposição para trabalhar enquanto a maioria está descansando. Talvez seja hora de fugir dos inibidores da criatividade – rótulos, riscos, ego, dinheiro, ambiente repressor – para colocar nossas ideias em prática. Ela engrossa o coro de Thomas Edison ao lembrar que “A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”.

Compartilho com os leitores do blog, um case utilizado por ela que ilustra bem o que foi falado e utiliza as novas mídias para uma campanha de sucesso: https://www.youtube.com/watch?v=x1tRSqf1x8I. Foram estímulos variados nesses três dias de congresso que trouxeram à tona novos insights e despertaram inspiração para um trabalho diferenciado. A próxima edição do evento deve acontecer no primeiro semestre de 2016. Para acompanhar as novidades basta acessar o site http://www.megabrasil.com.br/.