CONHECENDO A TAILÂNDIA

*Por Paula Vasconcelos

Tailandia_9015Chegar à Tailândia foi uma aventura. Partimos de Langkawi, uma ilha na Malásia, bem cedo. O trajeto não era tão grande, então achei que seria uma viagem tranquila, mas não foi. Acho que posso comparar a bagunça desta parte da Ásia com o Brasil. É muito desorganizado e nem todos estão preparados para atender os turistas, pois não sabem falar inglês (e, ainda assim, acredito que lá tenham mais pessoas que falam inglês que aqui). Mas, não vou contar os detalhes dessa aventura porque seria uma longa história. Porém, posso garantir que tivemos uma sorte enorme de conseguir chegar até Krabi (já na Tailândia) para então pegarmos um longtail (barcos típicos de lá) para chegar a Railay Beach, nosso destino final.

Quando chegamos já devia ser mais de meia noite. Estávamos exaustos, pois tínhamos passado o dia todo viajando. Fizemos o check-in no hotel e fomos para o quarto. O Pedro, meu namorado, quis ir logo para a praia, que ficava bem à frente do Resort, para dar um mergulho. Eu, exausta, fui tomar um banho para dormir. Ele voltou da praia em êxtase porque tinha visto os plânctons brilhando na água, igual no filme “A Praia”, com o Leonardo DiCaprio, que ainda é referência quando se fala em Tailândia.

No dia seguinte, acordamos e ficamos encantados com a ilha e com o resort. Tudo lindo demais. A ilha era pequena. Tinham apenas hotéis, restaurantes e um comércio pequeno que não vale a pena para comprar suvenires porque tem o preço salgado, como tudo na ilha. Do outro lado tinham cavernas a serem desbravadas e um visual lindo também, mas o lado da ilha em que estávamos era mais bonito. No caminho encontramos vários macacos. Eles já estavam acostumados com o trânsito de turistas por ali e ficavam esperando para ganhar comida.

Programamos um passeio de barco pelos pontos turísticos próximos dali. Maya Bay, Bamboo Island e Phi Phi Island, passando pela Chicken Island. O passeio não é barato e, infelizmente, mesmo que estivéssemos fora da temporada de turistas, os passeios são sempre muito cheios. E, quando desembarcamos nas ilhas para tirar fotos e nadar, elas também estavam lotadas. Mas ainda assim é um passeio maravilhoso e que vale muito a pena. É escandalizante a beleza natural do lugar. Parece um sonho mesmo. As fotos mostram um pouco, mas não chegam perto de tamanha beleza.

Grande parte dos turistas que querem conhecer essa região da Tailândia acaba ficando em Pucket, um ponto mais conhecido. Mas Railay Beach é mais bonita, tranquila, limpa e menos tumultuada. O resort que ficamos é maravilhoso. Eu recomendo. Chama Sand Sea Resort. Ele é super bem localizado. Aos que desejam visitar o local, tenho duas dicas. Primeira, prepare o seu psicológico para uma comida de péssima qualidade. Durante nossa estadia ficamos à base de pizza e massa, que eram as únicas coisas boas de comer. Não se arrisquem nas comidas típicas, porque comida tailandesa feita na Tailândia é bem diferente do que estamos acostumados. E, segunda, deixe tudo esquematizado antes de viajar para não passar por problemas, porque como já disse no início do texto, são poucos os que falam inglês para te ajudar. E, no mais, aproveite! Com certeza foi o lugar mais lindo que já fui até hoje.

tailandia 3 essatailandia 2