A CHARMOSA CIDADE DE TIRADENTES

*Por Jéssica Andrade

Considerada como uma das charmosas cidades de Minas Gerais, Tiradentes permite encontrar história, gastronomia, artesanato e cultura em um só lugar. O distrito é uma oportunidade de viajar no tempo sem precisar percorrer grandes distâncias, já que fica a 135 km de Belo Horizonte. Para os amantes de história, é impossível não se encantar com a infraestrutura criada no século XVIII e tão bem preservada.

Ao percorrer as ruas de Tiradentes, os visitantes têm acesso a diversas atrações, dos bares e restaurantes com a deliciosa culinária mineira feita e servida no fogão de lenha a museus e igrejas históricas. Entretanto, o passeio só fica completo com a visita à Igreja Matriz Santo Antônio. A matriz é uma das igrejas mais ricas no quesito ornamentação em Minas construída em 1710, por isso, requer tempo para admirar os detalhes. O assoalho de madeira foi elaborado com óleo bálsamo, sendo possível ver campas numeradas de 1 a 116. Não se espante, nessas sepulturas estão enterradas pessoas de todas as classes sociais, desde os escravos aos nobres.

tiradentes 1

Uma dica para os alérgicos de plantão como eu é não se desgrudar do bom e velho amigo antialérgico. Como toda a estrutura da cidade é antiga, o cheiro de mofo é constante.

No fim da visita, todos saem com a clássica foto da sacada com a vista deslumbrante das montanhas de Minas, já que a igreja foi construída sobre uma colina. Bem próximo à matriz – aliás, tudo em Tiradentes é bem próximo, o que permite realizar todo o passeio a pé – está o museu do Padre Toledo. Sim, trata-se do padre que ficou conhecido por ser um dos inconfidentes, ou seja, para quem é um amante das histórias da Inconfidência Mineira é uma visita imperdível. O vigário era considerado um homem culto e liberal e teve bens considerados requintados para a época. O museu conta justamente essa história, apresentando objetos e móveis restaurados que fazem parte dos integrantes da Inconfidência Mineira.

tiradentes 2

O Chafariz de São José mostra o outro lado da história mineira. O local, datado em 1749, se destaca por apresentar a faixada de uma igreja e com a imagem de São José de Botas, padroeiro dos bandeirantes e desbravadores, e uma cruz esculpida em pedra e o brasão com as armas de Portugal. A água era responsável por abastecer os habitantes, animais e visitantes da cidade. O local também era considerado o ponto de encontro das mulheres escravas para lavarem as roupas dos seus sinhôs.

Seguindo o passeio, o visitante não pode deixar de ir a outros pontos imperdíveis. O passeio na Maria Fumaça, entre Tiradentes e São João del Rei, encanta todas as idades. A viagem tem duração de cerca de 30 minutos e se torna mágica, não só pelo transporte, já que a estação foi criada em 1881, mas pelas paisagens da nossa bela Minas Gerais. As lojas de artesanato e gastronomia são outros pontos de parada obrigatória. É quase impossível deixar de comprar alguma lembrança, como as namoradeiras, panos de pratos bordados, doce de leite e o rocambole.

Tiradentes à noite também é um encanto à parte. A iluminação torna a cidade ainda mais bucólica, com um clima ideal para se sentar em um restaurante e olhar as ruas e as casas maravilhosas, viajando no tempo. Até mesmo se sentar na praça torna-se diferente com esse cenário. Ao visitar a cidade, é importante ter tempo e admirar cada detalhe para realizar uma viagem inesquecível. Tiradentes é um daqueles destinos que você, de vez em quando, fecha os olhos e sente o cheiro, as cores e a sensação de paz que a cidade transmite.