PROJETO NOSSA GENTE DE MINAS CONTEMPLA COMUNIDADES CARENTES NO INTERIOR DE MINAS

*Por Daniel Morais

nossa genteLevar solidariedade e esperança às comunidades carentes. Essa é a ideia do Colégio ICJ com o projeto Nossa Gente de Minas. A proposta, com mais de 16 anos de existência, também tem por objetivo estimular a sensibilidade dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da instituição, através de atividades educativas e recreativas e da entrega de donativos às famílias. O projeto possui visitas in loco durante dois dias. Neste ano, os alunos, professores, coordenadores e diretores da escola visitaram comunidades próximas à cidade de Diamantina, região do Jequitinhonha.

O Nossa Gente de Minas é visto com muito carinho pelos organizadores e alunos do Colégio ICJ. É um projeto multidisciplinar que começa dentro da sala de aula, reunindo diversas matérias, como sociologia, filosofia, geografia, biologia, entre outras. Os estudantes e professores, ao longo do primeiro semestre de cada ano, preparam diversas oficinas para atender às comunidades carentes.

Geralmente, o trabalho é dividido em cinco temas: sexualidade; higiene bucal; higiene corporal; lazer; e teatro. Os alunos são divididos em grupos, cada um com diferentes tarefas para cumprir. Eles fazem pesquisas sobre os temas propostos, preparam materiais e atendem crianças, jovens e adultos. Não há faixa etária específica para esse atendimento. Já atenderam tanto uma menina grávida de 13 anos, como também mães com cinco, seis filhos. Os assuntos abordados durante as visitas são variados, indo desde a prevenção de doenças, tratamentos bucais e corporais, ao lazer e entretenimento.

O projeto é realizado em comunidades rurais, pois essas áreas contam com menos investimentos públicos e necessitam de maiores apoios na ajuda às pessoas carentes. Os custos para sua realização são arrecadados por meio de alimentos não perecíveis, doados durante a festa junina do Colégio ICJ, e também com o auxílio de várias pessoas.

Uma das ideias do programa é a dos alunos trabalharem o lado do empreendedorismo, organizando meios de arrecadação de recursos para o projeto, como barraquinhas de doce na festa junina da escola e encaminhando cartas para diversas empresas solicitando ajuda. O dinheiro arrecadado é destinado às comunidades carentes.

O Nossa Gente de Minas, na maioria das vezes, é o primeiro contato que os jovens têm com questões de solidariedade. É bonita a interação dos alunos com os meninos das comunidades. Eles se juntam muito nesse momento. É um aprendizado de vida para cada um dos participantes. A solidariedade deixa marcas positivas, como a do respeito ao próximo. Nesse projeto, os alunos conseguem ver a situação em que outras pessoas vivem e dar mais valor para o que eles têm.