ATO DE OUVIR PODE SALVAR VIDAS

*Por Jéssica Andrade

CVVO CVV – Centro de Valorização da Vida é um exemplo de corrente do bem que tem mudado a vida de várias pessoas através do apoio emocional realizado em seus atendimentos. Fundado em 1962, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Em Belo Horizonte, o posto funciona diariamente, das 15 às 19h, atendendo cerca de 800 ligações por mês. O voluntário precisa ter disponibilidade de tempo e comprometimento com o trabalho para um bom atendimento. A principal ferramenta para ajudar as pessoas que buscam auxílio por meio das ligações é saber ouvir.

O serviço é gratuito e os voluntários se colocam à disposição, durante quatro horas por semana, para escutarem quem necessita de ajuda, seja por problemas de depressão, vícios, baixa estima, entre outros.

Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários, em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.