ASSOCIAÇÃO PONTO CULTURAL

*Por Roberta Araujo

pontoDirigir uma Organização Não Governamental é uma atitude nobre de compromisso com o outro. Você não apenas doa seu tempo e a sua energia, mas também o seu coração, porque existe um envolvimento emocional com a causa. É preciso muita disposição para dar andamento a um projeto como esse, porque exige firmeza, proatividade e paixão. Patrícia Cesário Coimbra é uma dessas pessoas admiráveis que adotou como causa as crianças e adolescentes carentes da região oeste de Belo Horizonte.

A Associação Ponto Cultural, dirigida por Patrícia desde 1992, proporciona aulas de comunicação colaborativa, balé clássico, jazz, percussão, futebol society e apoio pedagógico e social para 80 crianças e adolescentes. O trabalho é realizado por meio de leis de incentivo municipal, estadual e federal e já beneficiou 500 jovens, com a contribuição de empresas privadas e estatais. Uma dessas empresas foi fundamental para a viabilidade do projeto, o Espaço W11 – Complexo de Eventos, porque é uma parceira estruturante, ou seja, ela cede as suas dependências para uso da ONG. Os diretores do complexo, Wander Pinto e Maria das Graças Brasil Pinto, disponibilizaram as quadras de futebol society e o espaço interno para a realização de oficinas.

O resultado desse trabalho conjunto é sentido não apenas pelas crianças que participam do projeto, mas pelas famílias delas também. O porteiro José Cláudio Rodrigues testemunhou a evolução do seu filho Cláudio, de 14 anos, após a participação nas oficinas de futebol society da ONG. “O projeto é um complemento da família, porque incentiva e valoriza o ser humano, estimula a pessoa a sonhar e querer realizar. Meu filho Cláudio era muito tímido, triste e tinha dificuldades de se expressar. Hoje ele conversa mais, fala o que sente, está mais motivado, tem vontade de estudar, quer fazer uma faculdade e ter uma profissão”, revela. José Cláudio tem outros dois filhos adotivos, de 13 e 16 anos, que ele pretende incluir no projeto no ano que vem.

Quem quiser conhecer e contribuir para o crescimento desse projeto, pode entrar em contato pelo site www.associacaopontocultural.com.br, enviar e-mail para pcultura@yahoo.com.br ou ligar para (31) 3378-1299.