GRAFISMOS CRIOLOS

*Por Caroline Paiva

Andancas - Grafite Carol 0815Os desenhos de grafiteiros estão espalhados por toda cidade de Belo Horizonte. Os traços coloridos se misturam com o mobiliário urbano e vão dando um tom de metrópole para a capital mineira. Em meio a tudo isso, destaca-se o trabalho da grafiteira mineira Criola.

A marca do trabalho de Criola é a referência à beleza negra, retratada com muitas cores e grafismo. Conheci seu trabalho pela primeira vez ao me deparar com um muro grafitada na rua Timbiras, entre av. Álvares Cabral e a rua da Bahia. O quarteirão sem cores ganhou mais destaque e vida depois que a artista passou por lá e coloriu a rua. Não há como passar por aquele trecho sem notar a paisagem multicolorida.

Criola é ex-modelo e usa o grafite como uma arte poderosa para valorizar nossa ascendência afro, ressaltando a autoestima e o poder das mulheres negras. Ainda pouco conhecida em Belo Horizonte, a artista já é renomada em São Paulo e Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, parece que só esperamos o sucesso dos mineiros ecoar em outros estados para, então, passar a prestar a atenção neles.

A explosão de cores e formas de Criola parece gritar com elegância a necessidade de valorizarmos mais nossos talentos e nossas origens. O trabalho reproduzido nos muros de BH poderia estar em uma tela, em uma camiseta, ou até mesmo em uma galeria de arte. Ao escolher um muro para estampar sua obra, Criola nos presenteia com a arte urbana. Cabe a nós, contemplarmos e honrarmos nossas raízes afro.