A internet ainda é uma caixa de pandora para centenas de empresas e profissionais, pois ainda não entenderam como a evolução tecnológica revolucionou a comunicação, impactando a forma como o mercado se relaciona com seus clientes. A questão não está em discutir se foi bom ou ruim, pois é uma situação sem volta e que mudou, completamente, os relacionamentos. A melhor recomendação para reverter essa situação é monitorar para aprender e usar.
O monitoramento digital, ou seja, o acompanhamento diário de conteúdo em redes sociais, fóruns de discussão, blogs, robôs de busca, portais de notÃcias, é importante para, pelo menos, ajudar você e sua empresa por cinco motivos:
– Oportunidade para gerar conhecimento e entender como a comunicação on-line funciona para tomar decisões e elaborar planejamento com ações e estratégias mais assertivas
– Identificar comportamentos, tendências e gerar fundamentais insights para ajudarem na adequação e-ou lançamento de produtos ou serviços
– Saber o que estão falando sobre você e-ou seu negócio para que possa reestruturar seu plano de comunicação
– Conhecer melhor seu público para estruturar ações mais eficientes de relacionamento
– Acompanhar o mercado e a concorrência para incrementar atuação ao identificar pontos positivos e negativos, oportunidades e ameaças
O monitoramento é ideal para identificar ameaças reais e situações que possam comprometer o cotidiano do negócio e se transformarem em crises. A ação é um sistema eficiente para prevenção de problemas e preservação da reputação da empresa.