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Dicas de SEO para te Ajudar na Estratégia de Marketing de Conteúdo

Por ZOOM Comunicação

Postado em 16/04/2021

Muitos empresários e comunicadores estão completamente perdidos em relação ao buscando dicas de SEO, a estratégia queridinha do momento pelos profissionais de comunicação. Essa ferramenta consiste hoje no principal aliado nas ações de Marketing de Conteúdo. Isso significa que, além de produzir conteúdo de qualidade (como esse, por exemplo), é preciso atenção às regras do Google para aparecer nas primeiras posições dos buscadores.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization“, que significa “Otimização para mecanismos de buscas”. No Brasil também é conhecido como “Otimização de Sites”. Confira as Dicas de SEO que a ZOOM preparou para você

E o que isso quer dizer?
Essa Otimização de Site, nada mais é que o uso das ferramentas corretas para conseguir um bom ranqueamento orgânico nas plataformas de busca, como o Google por exemplo.

Por que utilizar o SEO na produção do meu conteúdo?

É sempre bom lembrar que existem milhares de pessoas publicando diversos conteúdos nas redes sociais e portais e, dificilmente, você terá um assunto especificamente seu, ou seja, que ninguém mais esteja falando sobre. Dessa forma, o seu texto (no caso de blogs e portais) concorre com outros textos, usando a mesma temática.
Assim, você precisa de algumas estratégias para seu conteúdo ser um dos primeiros exibidos nas plataformas de busca. E é aí que entra o SEO. As ferramentas da otimização do site auxiliarão o seu conteúdo a ser páreo e relevante.
É importante lembrar que o algoritmo dessas plataformas é extremamente inteligente. Ele identificará qualquer tentativa de fuga dessas regras. Portanto, é essencial compreender essas nossas dicas de SEO e conhecer seu funcionamento e o que levar em consideração na hora do ranqueamento.

Sobre os bots (robôs) do Google

Os robôs do Google funcionam como rastreadores. Eles leem tudo o que as páginas de portais têm para oferecer, salvando nos servidores do Google o que encontrarem.
Dessa forma, todo o conteúdo fica organizado e bem segmentado para apontar os melhores resultados aos internautas, com base no termo de busca utilizado.
Apesar do que muitas pessoas acreditam, o Google não enxerga sites da mesma forma que o usuário. Quando pensamos na visibilidade para os mecanismos de busca, precisamos nos lembrar que, ao contrário dos usuários, os robôs que leem o site não conseguem visualizar javascript e imagens, apenas texto e código.
E é aí que começamos a compreender a utilização do SEO.

O termo central e mais importante das estratégias se concentra nas Palavras-Chave, entenda mais sobre elas:

Sempre que vamos procurar sobre um determinado assunto, usamos algum termo que represente esse assunto, certo? Por exemplo, se queremos saber sobre a situação da pandemia, podemos buscar por: “COVID-19”, “quarentena” ou até mesmo “pandemia”, ou seja, essas são algumas das palavras-chave sobre esse assunto.
Todo tema tem palavras que irão delinear seu conteúdo e os algoritmos do Google identificam isso.
Assim, na hora de produzir um conteúdo, é de extrema importância que a palavra-chave apareça mais de uma vez em seu texto. E, não necessariamente, apenas uma palavra-chave. Os algoritmos do Google são tão espertos que conseguem entender semanticamente o que você quer dizer.

  • Se seu texto abordará a pandemia, “quarentena” e “COVID-19” podem ser palavras-chave semelhantes para você usar.
  • Na hora de considerar as melhores palavras-chave para seu público, é importante que você conheça sua persona e entenda quais assuntos ela está buscando.
  • Para isso, existem diversas plataformas gratuitas que auxiliam nessa pesquisa (o Google Ads: Planejador de Palavras-Chave e o Keyword In são as mais recomendadas).

Diferentes tipos de palavras-chave

Confira a imagem a seguir:

Quanto mais específicas são os termos usados em pesquisa, menor será a quantidade de resultados encontrados.

No universo das palavras-chave, existem aquelas que chamamos de Head Tail (cauda curta) e as Long Tail (cauda longa). Vamos entender, especificamente, o que é cada uma delas a seguir.

As Head Tail são aquelas palavras-chave mais gerais, com um alto número de buscas, ou seja, com muito tráfego. Isso é uma ótima oportunidade para ranquear seu conteúdo, já que muitas pessoas estão pesquisando sobre o tema. Já, as Long Tail dizem respeito a maior especificidade, sendo uma variação da head tail.
EXEMPLO:
Head Tail: Assessoria de Imprensa
Long Tail: Curso Online de Assessoria de Imprensa

Quer saber mais sobre estratégias de SEO? Clique aqui.

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Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

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