preload

Como funciona uma assessoria de imprensa?

Por ZOOM Comunicação

Postado em 13/01/2021

Nos jornais e programas de televisão, sempre assistimos matérias sobre a inovação de uma empresa ou o lançamento de algum produto que impactará seu nicho de alguma forma. Bem, se você já viu esse tipo de matéria por aí, o responsável por   ela ser veiculada  é um profissional de Assessoria de Imprensa.

Esse  profissional envia sugestões de notícias e entra em contato com os meios de comunicação para oferecer matérias que possam beneficiar o seu cliente. As matérias podem ser:

Pautas – Assuntos e acontecimentos considerados interessantes dentro de um contexto atual. As pautas preenchem o espaço da matéria com informações não diretamente ligadas ao cliente.

Releases – Lançamento de algum produto ou serviço considerado relevante para um nicho. Por exemplo, divulgar o lançamento de um carro em uma revista automobilística.

Notas – É uma pequena matéria sobre algo acontecendo. É como uma mini notícia esclarecendo um fato relevante ou que alerta o público para algo que está por vir.

Artigos – Escrito pelo assessor e assinado pelo cliente, é um texto mais extenso e opinativo discutindo algum tema de interesse da empresa ou do cliente, envolvendo ou não o contexto social.

 

O assessor de imprensa e o seu cliente

Vamos manter em mente que o assessor de imprensa sempre estará trabalhando para o cliente, sendo uma empresa ou uma pessoa (geralmente artistas ou profissionais liberais, como médico e advogado). O trabalho desse profissional, aqui, será levantar dados da empresa e pensar sobre  como a divulgação dessas informações pode ajudar seu cliente.

Dependendo da demanda, o assessor de imprensa trabalha sozinho ou conta com uma grande equipe de apoio. A equipe pode incluir redatores, jornalistas, publicitários e relações públicas, entre outros. Vale ressaltar que o melhor amigo do assessor será o jornalista e seu veículo de comunicação. Essa relação é essencial para o cliente conquistar seu espaço na mídia.

 

O planejamento da assessoria de imprensa

Ao iniciar seu trabalho, o assessor de imprensa elabora um briefing extremamente detalhado sobre o cliente. O que estão fazendo de diferente? Quais seus pontos fortes e fracos? Quais seus objetivos? De onde vem e onde querem chegar? Previsão de investimentos e expectativas com o trabalho de comunicação são algumas das perguntas que o assessor faz a seu cliente.

Após obter essas respostas, o profissional de assessoria de imprensa elabora o planejamento. Ele analisará o nicho do seu cliente e os veículos de comunicação  relevantes para proporcionar os melhores resultados. Afinal, as matérias devem estar contextualizadas e serem consideradas importantes para o leitor. Por exemplo, se você quer lançar uma matéria sobre uma nova tecnologia da área agrícola, você não vai procurar a Vogue ou a Caras e, sim, o Globo Rural ou uma revista agrícola.

 

Como a matéria chega ao veículo?

Nesta fase, a relação entre o assessor de imprensa e o jornalista é essencial. Na grande maioria das vezes, o assessor vai propor a pauta para os jornalistas e veículos de imprensa que achar interessante. Diferentemente do blog, em que a empresa pode postar o assunto que mais lhe convém, a imprensa somente publicará as informações que quiser. Assim o assessor deve convencer o jornalista que aquela informação é relevante e vale ser publicada.

Na mídia paga, as empresas podem comprar espaços e divulgar as informações que quiserem, mas para a assessoria de imprensa que trabalha com mídia espontânea, a matéria deve ser realmente relevante. Isso mantém a relevância do veículo de comunicação, por isso alguns veículos são muito mais disputados que outros.

 

Se você também quer saber como fazer assessoria de imprensa, a ZOOM oferece cursos que podem te introduzir neste mercado. Confira este e outros cursos em nosso site.

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Dicas ZOOM para utilização de SEO

Dicas de SEO para te Ajudar na Estratégia de Marketing de Conteúdo

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Muitos empresários e comunicadores estão completamente perdidos em relação ao buscando dicas de SEO, a [...]

Read More
Dicas ZOOM de SEO para Links

SEO para Links: 5 Dicas Essenciais

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Nós já falamos sobre a importância do SEO em nosso blog e hoje, queremos falar [...]

Read More
Ao criar conteúdo para um blog empresarial, estruture o texto para otimizar a experiência do usuário com uma leitura dinâmica

Leitura Dinâmica na Produção de Conteúdo para Web

In home, Posts
Posted on abr 12 2021 at 17:24

Quando pensamos em produção de conteúdo para web, não tem como não pensar no blog [...]

Read More