O processo evolutivo da linguagem requer empresas com uma visão abrangente da comunicação. O processo comunicativo é imprescindível a partir do momento que o homem começa seu convívio social. A princípio, esse sistema era realizado com gestos ou desenhos e, posteriormente, foi desenvolvida a capacidade da fala e escrita.
A capacidade de falar e escrever é a principal responsável pela interação humana por propiciar o desenvolvimento dos canais de comunicação, desde uma simples carta até o e-mail. É fundamental as organizações estarem alinhadas e ficarem atentas à algumas mudanças das palavras, como o modo de combiná-las, a modificação da pronúncia, a escrita, a criação de expressões e, até mesmo, as abreviações.
Um sistema de comunicação efetivo funciona integrado. A utilização da linguagem empresarial adequada com cada público (cliente, setor operacional, administrativo ou gerencial) é a ferramenta principal para comunicação interna e externa. A disseminação da informação requer identificar o melhor canal (televisão, palestras, intranet, mídias sociais, sites, rádio, blogs, jornais, revistas etc) e dominar determinadas técnicas.
A aptidão textual se refere à produção e compreensão de textos entre a organização e o público. Por exemplo, ao promover concursos em redes sociais, algumas empresas deixam de elaborar conteúdo explicativo sobre as ações, gerando dúvidas entre os seguidores. Lembre-se: o conhecimento da empresa sobre como elaborar discurso é uma habilidade estratégica e deve ser preservada.
Outro elemento fundamental é entender a relação entre a língua e a sociedade. Da mesma forma que a comunicação se adapta ao público, o público também se adapta à comunicação.
O conhecimento gramatical da língua portuguesa (ortografia, utilização das palavras e significados) garante maior credibilidade à organização. O uso da norma culta padrão ou da linguagem coloquial deverá ser definido conforme os objetivos. É válido ressaltar que a utilização da linguagem coloquial não dá respaldo para a empresa escrever “de qualquer jeito”. As palavras ofensivas, gírias, apelidos ou expressões populares, nem sempre, são as melhores opções, quando se trata de aproximação com o público.
Atenção é crucial. Aquilo que não possui sentido, não é aceito pelo receptor. Todos os releases, reportagens, postagens, textos de peças gráficas ou roteiros devem ser revisados. É melhor prevenir a remediar. Um simples erro gera desconforto, tanto aos seguidores, quanto à empresa. Para garantir os melhores resultados em vendas, alcance de público ou posicionamento da marca, deve-se estar ciente que, quanto maior o entendimento da língua portuguesa, melhor será a comunicação.