Muito provavelmente, você já sabe definir o público-alvo do seu negócio, mas sabe como chegar às personas? Há quem diga que são sinônimos, todavia, é importante entender que são duas coisas distintas.
A persona é um personagem semi-ficcional do cliente ideal do seu empreendimento. O objetivo é entender melhor os problemas e desafios do seu consumidor. A persona permite mapear futuras estratégias para sua marca.
Como elaborar a persona perfeita?
As pesquisas são importantes para essa elaboração. Você pode investir em um formulário de perguntas e divulgar nas mídias sociais para entender como o seu cliente age durante o processo de compra. É possível e aconselhável levantar o máximo de dados dos clientes atuais e futuros. Faça o levantamento dos dados demográficos, hábitos e costumes dos usuários. Segue exemplo de questionário:
Sobre o trabalho
O que você faz no trabalho?
Como é sua rotina no trabalho?
Quais ferramentas que você usa no cotidiano?
Sobre a empresa
Qual o segmento do seu negócio?
Quantos funcionários sua empresa tem?
Sobre os objetivos da persona
Quais são seus objetivos?
Como você pretende alcançá-los?
Sobre a maneira como ela busca informações
Quais são as principais revistas, jornais, sites e blogs que você se informa?
Como você procura aprender mais sobre seu trabalho?
Informações pessoais
Qual é o seu grau de instrução?
Como você chegou até seu patamar profissional?
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
A persona é um fragmento do público- alvo. Entretanto, ela é como um “zoom” desse público, permitindo observar mais detalhes e informações. Enquanto o público alvo é dotado de informações demográficas e socioeconômicas mais genéricas, a persona tem características mais específicas e pessoais.
A partir de agora é só começar a construir sua persona e atingir o público correto.
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