SEO é um jogo viciante de testes e descobertas. No começo, você encontrará algumas dificuldades, mas, em pouco tempo, fará todo o trabalho de olhos… ABERTOS. Bem abertos! E, também, executará testes e experiências, frequentemente, de maneira quase automática.
Boa parte do material disponível gratuitamente na web te ensinará o passo a passo para começar a ranquear bem seu site nos motores de busca. Entretanto, é fundamental ir além. Elaboramos esse material, especialmente para você trabalhar corretamente a otimização de links em seu negócio.
1 – Otimize os Links
Os buscadores tendem a mostrar resultados por palavras exatas. Procure ser o mais específico possível ao colocar o nome dos links. Jamais deixe de nomear o link, escolhendo as palavras-chaves ideais, afinal, é parte dos critérios de ranqueamento dos buscadores.
EXEMPLO: se você vende cursos de Marketing Digital e o usuário pesquisa por “curso marketing digital”, as chances de você se deparar com um resultado satisfatório diminuem consideravelmente, caso o seu link não otimizado seja “curso.com.br/1123458”.
2 – Cuide do Link Juice
Autoridade e relevância são palavras mestras do SEO. Você deve tomar cuidado ao transferir sua relevância para outros links. O uso da tag “nofollow” é de grande ajuda, tanto para links externos, quanto para os internos, afinal, passar seu PageRank para uma página de “contato” não é uma boa estratégia. Foque em links com as palavras-chave que você está trabalhando.
3 – Seja Relevante, Trabalhando o Link Building
Conseguir links para o seu site é a maneira de mostrar aos buscadores que você sabe do que está falando. Foque na qualidade de seu conteúdo para receber recomendações de qualidade.
4 – Preposições: as Stopwords
Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos de uma oração, subordinando o segundo ao primeiro. Trata-se do termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. Em SEO, nós conhecemos as preposições como stopwords.
Os buscadores tendem a exibir pesquisas exatas. Você deve tomar cuidado ao usar a, de, do, para e outras preposições. Caso contrário, o buscador entenderá que você está trabalhando com uma cauda longa e perderá a chance de aparecer em alguns resultados.
Trabalhar a otimização para motores de busca é uma tarefa de persistência que vai muito além de solicitar aos desenvolvedores que alterem o título das páginas. Prepare uma rotina de verificação dos links e mãos à obra!