preload

COMUNICAÇÃO EFICAZ COM LINGUAGEM ADEQUADA

Por ZOOM Comunicação

Postado em 01/12/2017

O processo evolutivo da linguagem requer empresas com uma visão abrangente da comunicação. O processo comunicativo é imprescindível a partir do momento que o homem começa seu convívio social. A princípio, esse sistema era realizado com gestos ou desenhos e, posteriormente, foi desenvolvida a capacidade da fala e escrita.

A capacidade de falar e escrever é a principal responsável pela interação humana por propiciar o desenvolvimento dos canais de comunicação, desde uma simples carta até o e-mail. É fundamental as organizações estarem alinhadas e ficarem atentas à algumas mudanças das palavras, como o modo de combiná-las, a modificação da pronúncia, a escrita, a criação de expressões e, até mesmo, as abreviações.

Um sistema de comunicação efetivo funciona integrado. A utilização da linguagem empresarial adequada com cada público (cliente, setor operacional, administrativo ou gerencial) é a ferramenta principal para comunicação interna e externa. A disseminação da informação requer identificar o melhor canal (televisão, palestras, intranet, mídias sociais, sites, rádio, blogs, jornais, revistas etc) e dominar determinadas técnicas.

A aptidão textual se refere à produção e compreensão de textos entre a organização e o público. Por exemplo, ao promover concursos em redes sociais, algumas empresas deixam de elaborar conteúdo explicativo sobre as ações, gerando dúvidas entre os seguidores. Lembre-se: o conhecimento da empresa sobre como elaborar discurso é uma habilidade estratégica e deve ser preservada.

Outro elemento fundamental é entender a relação entre a língua e a sociedade. Da mesma forma que a comunicação se adapta ao público, o público também se adapta à comunicação.

O conhecimento gramatical da língua portuguesa (ortografia, utilização das palavras e significados) garante maior credibilidade à organização. O uso da norma culta padrão ou da linguagem coloquial deverá ser definido conforme os objetivos. É válido ressaltar que a utilização da linguagem coloquial não dá respaldo para a empresa escrever “de qualquer jeito”. As palavras ofensivas, gírias, apelidos ou expressões populares, nem sempre, são as melhores opções, quando se trata de aproximação com o público.

Atenção é crucial. Aquilo que não possui sentido, não é aceito pelo receptor. Todos os releases, reportagens, postagens, textos de peças gráficas ou roteiros devem ser revisados.  É melhor prevenir a remediar. Um simples erro gera desconforto, tanto aos seguidores, quanto à empresa. Para garantir os melhores resultados em vendas, alcance de público ou posicionamento da marca, deve-se estar ciente que, quanto maior o entendimento da língua portuguesa, melhor será a comunicação.

 

 

Tags:, , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Dicas ZOOM para utilização de SEO

Dicas de SEO para te Ajudar na Estratégia de Marketing de Conteúdo

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Muitos empresários e comunicadores estão completamente perdidos em relação ao buscando dicas de SEO, a [...]

Read More
Dicas ZOOM de SEO para Links

SEO para Links: 5 Dicas Essenciais

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Nós já falamos sobre a importância do SEO em nosso blog e hoje, queremos falar [...]

Read More
Ao criar conteúdo para um blog empresarial, estruture o texto para otimizar a experiência do usuário com uma leitura dinâmica

Leitura Dinâmica na Produção de Conteúdo para Web

In home, Posts
Posted on abr 12 2021 at 17:24

Quando pensamos em produção de conteúdo para web, não tem como não pensar no blog [...]

Read More