A construção da cultura organizacional requer o estabelecimento de uma identidade corporativa, definida por meio da missão, visão e valores, sendo determinante para a estratégia do negócio.
– Missão: Deve orientar os objetivos institucionais pelos quais a organização foi criada, à medida que representa a sua razão de existir. Algumas perguntas como: “O que a empresa faz”; “Pra quem deve fazer”; “Como deve fazer”; “Qual a responsabilidade social a empresa possui” podem auxiliar na definição da missão.
– Visão: Deve representar o objetivo da empresa, demonstrando o que deseja para o futuro e como conquistará. É como se fosse um ponto de chegada ou uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar em longo prazo.
– Valores: Representam os princípios, crenças e atitudes que dão personalidade para empresa e definem sua ética de atuação. Os atributos mais valorizados para a construção do valor da organização são ética, responsabilidade social, competência, compromisso etc.
O próximo passo é analisar se a identidade corporativa definida condiz com a realidade da organização. Caso isso não ocorra, é hora de ligar o alerta vermelho. Como já falamos anteriormente, quando os valores essenciais estão equivocados e se chocam com os valores reais, menor é o grau de comprometimento entre os colaboradores, tornando maior a probabilidade de a empresa fracassar na missão e visão propostas, ficando vulnerável ao mercado de negócios.
Investir em ferramentas e ações que repercutem a identidade corporativa da instituição, alinhando a identidade com a cultura, garante maior estabilidade de mercado e reconhecimento. Algumas ferramentas como endomarketing, gestão de pessoas e de negócios e, principalmente, o fortalecimento da comunicação interna, auxiliam na busca pelo alinhamento cultural.
A cultura organizacional representa a força que uma organização tem em relação a seus concorrentes. Uma empresa que deseja se destacar no mercado, deve entregar mais que produtos e serviços, é primordial se tornar visível.