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Relacionamento profissional em tempo de Whatsapp

Por ZOOM Comunicação

Postado em 23/01/2018

É fato que o mundo e as pessoas mudaram muito depois da internet, principalmente, com as tecnologias que facilitam os relacionamentos no cotidiano. Os aplicativos de comunicação e redes sociais, por exemplo, romperam as barreiras da comunicação, sendo cada vez mais utilizados no âmbito pessoal e profissional. A tecnologia também rompeu com diversas regras das normas gramaticais, quando a escrita e a fala adquiriram novos elementos, muito além das expressões regionais.  Por exemplo, quem usa pontuação em uma conversa no Whatsapp?

Praticamente, os “pontos”, “vírgulas”, “acentos” e “exclamações” sumiram das conversas digitadas no aplicativo. Os emoticons foram mais além, trazendo para a tela virtual expressões faciais, antes vistas apenas no mundo real. Já, os memes uniram as expressões faciais às gírias e deram vida a situações que dispensam o uso de palavras.

Com o passar do tempo, até as pessoas mais velhas, ou aqueles que vivem em um ambiente mais formal, tendem a se adaptar às novas linguagens ou aderirem e a ficarem mais à vontade com a informalidade do ambiente virtual. Entretanto, é importante saber adequar a escrita às situações comunicativas vivenciadas nos grupos de Whatsapp para fins profissionais. Antes de sair digitando, cabe uma reflexão: A situação exige formalidade ou não?

Novas Linguagens

Emoticons: Eles se popularizaram no celular, mas são bem velhinhos. Em 1982, foram criados pelo cientista da computação Scott Fahlman para diferenciar frases irônicas de sérias e, atualmente, são conhecidos como emojis. Com esse mesmo intuito, também devemos fazer essa diferenciação em conversas profissionais. A dica aqui não é banir da comunicação corporativa os emoticons, mas escolher aqueles que não prejudicarão o relacionamento com o cliente, seu chefe, ou pessoas que você não conhece. Ao mesmo tempo em que eles facilitam a comunicação, podem gerar mal-estar, quando não surtem o efeito desejado.

  • Avalie se o cliente usa esse tipo de comunicação
  • Analise se a conversa permite
  • Emoticons de concordância 👍 e sorrisos discretos 😀 são bem-vindos
  • Evite os de duplo sentido, animais ou comidas
  • Na dúvida, o português nunca falha

Dica: Se decidir usar, a sugestão é acessar o site http://br.webemoji.net que reúne todos os emoticons disponíveis nos smartphones. Nos casos de acesso via computador, basta apenas copiar e colar.

Abreviações: Elas tomaram conta de praticamente todas as conversas no Whatsapp e redes sociais, principalmente, com a limitação de caracteres em redes como Twitter. Com a correria do dia a dia, ganha-se mais tempo escrevendo “tá” ou “td” (tudo) nas conversas digitadas, mas no ambiente profissional devemos banir as abreviações. Escrever corretamente e principalmente com coerência, fazem parte da imagem que você constrói no ambiente de trabalho. Em conversas profissionais não cabem “agr”, “kd”, “né” ou “pq”. É importante também atenção para não cair nas pegadinhas do corretor ortográfico.

Áudios: Só se for extremamente relevante. Em um grupo, cujo interesse é estritamente profissional, as mensagens contendo áudios ou conversas paralelas atrapalham e nem todos estão interessados nesse tipo de conteúdo.  Os áudios exigem uma dedicação de quem os recebem, além de espaço livre no celular, a pessoa precisa estar em um ambiente que permite o download e, sobretudo a reprodução. Evite.

Mensagens de bom dia e correntes: Se no grupo da família já incomoda, porque no profissional seria diferente? Lembre-se que apesar da convivência diária, esse tipo de mensagem denota uma certa liberdade e pode incomodar os demais membros. O mesmo se aplica a polêmicas envolvendo política e futebol. As discussões provocam um desgaste desnecessário e acarretam consequências para a carreira profissional.

É claro que todas as regras e normas de comportamento devem ser estabelecidas na criação do grupo. Entretanto, bom senso nunca é demais. Afinal, em tempos de crise, um erro de interpretação pode comprometer qualquer carreira.

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