preload

Importância da Assessoria de Imprensa para times de futebol

Por ZOOM Comunicação

Postado em 28/12/2017

A bola já está no meio do campo. As equipes estão posicionadas e aguardam o apito do juiz num estádio lotado com milhares de torcedores. Quem está fora do cotidiano dos clubes pode achar que o cenário descrito não se relaciona com a comunicação. Entretanto, engana-se quem pensa assim. Diariamente, centenas de comunicadores trabalham para que o esporte seja transmitido com qualidade pelo rádio, TV e internet.
O objetivo é que o resultado da partida seja a manchete dos jornais no dia seguinte e os torcedores, principais interessados, estejam por dentro de tudo que acontece com o time e os ídolos. O assessor de imprensa também tem um papel importante por ser responsável em organizar o contato dos jogadores e dirigentes com os jornalistas, atuando como mediador. O profissional repassa uma série de dados referentes às equipes, informações fundamentais para o trabalho das redações esportivas.

A assessoria de imprensa, anteriormente vista como uma despesa desnecessária para muitos gestores de clubes de futebol, hoje, em tempos de comunicação fluída e em constante movimento, se tornou fundamental no planejamento das equipes. A transformação do futebol em um grande mercado requer muito de uma das principais funções do assessor de imprensa: manter a equipe em evidência como ação fundamental para conquistar patrocinadores e parceiros. O assessor conquista espaço para o clube na imprensa e conhece bem o cotidiano da equipe e estrutura, evitando que problemas internos sejam mal repercutidos e, ao mesmo tempo, transformando pequenos fatos diários em oportunidades para promoção do time e de seus atletas.
Funções da assessoria
– Manter atualizada as estatísticas dos jogadores e desempenho do time nos campeonatos
– Manter atualizado o mailing de jornalistas
– Organizar entrevistas após os treinos e jogos
– Informar a imprensa sobre projetos do clube e mudanças na equipe
– Manter organizada a sala de imprensa
Ter uma assessoria de imprensa para o time é realmente muito benéfico. A empresa consegue uma visibilidade para a equipe além do convencional, não se restringindo a resultados somente dentro do universo esportivo, mas também associando o clube e suas atividades a outros setores sociais, tornando-a constantemente um assunto de interesse público.
É importante o assessor não confundir suas funções. Ele deve trabalhar para o assessorado, no caso o time de futebol, conseguir espaço espontâneo na mídia e não atrapalhar a rotina dos colegas jornalistas que, diariamente, frequentam as dependências do clube e os jogos à procura de notícias. É imprescindível o assessor ser um aliado, um mediador e não uma barreira entre um time e a imprensa.

Tags:, , , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação