As mudanças no mercado digital são constantes e estar atualizado é sempre bom para não ficar para trás, não é mesmo? 2018 mal começou e já é possível perceber o que se destacará no on-line durante o ano. Pensar à frente e ficar de olho nas oportunidades de crescimento e inovações são pontos essenciais para evidenciar uma marca. Listamos algumas tendências que você não poderá ignorar:
Capriche no conteúdo: marketing digital depende de um bom e relevante conteúdo. Falar com seus públicos de maneira mais direta é uma tendência que não pode ser esquecida. Aposte no eficiente e pense de maneira estratégica sempre. O excesso de conteúdo não é garantia de sucesso. Conteúdo relevante, sim, é garantia de bons resultados.
Influenciadores digitais: explorar o potencial dos digitais influencers é uma ótima estratégia de marketing. A associação feita entre marca e influenciador é uma forte aliada para dar credibilidade e aumentar as possibilidades de crescimento da marca.
Evolução do mundo tecnológico: a inteligência artificial é uma questão que precisa ser acompanhada de perto. A automatização da produção de conteúdo aliada a AI é uma tendência forte. O que mais pesa nesse ponto é a agilidade de produção dos robôs, o que não quer dizer que os humanos -produtores de conteúdo – serão deixados de lado. O interessante é que a agilidade da Inteligência Artificial deve se juntar a criatividade e a qualidade da produção humana e, quem sabe, formar uma dupla e tanto. Aguardemos notícias.
O poder do audiovisual: os vídeos estão cada vez mais em alta e explorar esse recurso como estratégia pode ser uma boa ideia para dar aquele “up” que você precisa e, quem sabe, conversar de maneira mais assertiva com seus públicos. O relatório “Mídias sociais 360º”, parceria entre a FAAP e a Socialbakers, revelou que o Youtube deve ser uma das “estrelas” de 2018 para marcas, juntamente com o Instagram. Segundo o relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, o Facebook ainda é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs, mas vem perdendo destaque ao longo dos anos, devido ao crescimento do YouTube, que aumentou quase 800% e do Instagram, em que as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, equivalendo a um crescimento de mais de 2000% ao longo de três anos.
Explorar os vídeos no Facebook é uma estratégia em crescimento e ganhando espaço paulatinamente. Ainda conforme o relatório, no segmento “Entretenimento”, entre as cem maiores páginas, em números de interações no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017.
Fake News: é importante ter muito cuidado com essa tendência em crescimento. As informações falsas se espalham rapidamente e podem causar problemas para empresas e pessoas que usam as redes sociais para promoverem um trabalho sério, comprometendo a reputação da marca. Pesquisadores dos Estados Unidos divulgaram um estudo apontando que as mentiras se espalham de maneira mais rápida e abrangente que as notícias reais. O levantamento ainda revelou dados alarmantes, destacando que a chance de compartilhamento de uma notícia falsa na internet é até 70% maior que a verdadeira.
Proteção de dados: os tempos modernos trouxeram um medo exagerado de exposição. As pessoas estão buscando cada vez mais privacidade e proteção de seus dados. Existe um medo de postar, curtir e compartilhar, o que pode, sim, comprometer o crescimento digital de uma marca.
Transmissão ao vivo: os vídeos estão ganhando espaço e, com ele, as transmissões ao vivo estão em ascensão. Canais do Youtube estão cada dia mais apostando em lives, que, muitas vezes, ganham proporções incríveis de público. As pessoas participam e interagem entre si. As transmissões ao vivo – no YouTube, no Facebook ou Instagram – são boas apostas para 2018.
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