Você sabe qual é a função de um assessor de comunicação? Conhece a diferença entre assessoria de comunicação e publicidade? Se sua resposta foi negativa para uma dessas respostas, você precisa ler esse post urgentemente.
Há quem diga que assessoria de comunicação consiste, unicamente, em fortalecer a imagem de uma marca por meio de informações destinadas a imprensa. Entretanto, a profissão evoluiu junto com as novas tendências. Hoje em dia, um assessor tem como função acompanhar os processos de mídia e marketing do seu assessorado. Ter uma assessoria de imprensa significa estar presente nos veículos de comunicação e aparecer para quem interessa. Como diria o velho clichê: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Quando devo buscar por uma assessoria de comunicação?
Independentemente do tamanho de uma instituição ou marca, procurar uma agência (ou profissional de comunicação) é essencial para impulsionar um negócio, seja por meio de relacionamento com a imprensa ou estratégias de Marketing. Para Ana Carolina de Freitas (assessora de imprensa da Zoom Comunicação), cerca de 80% das empresas precisam de uma assessoria de imprensa. “Com a velocidade que as coisas circulam na atualidade, existe sempre o risco de crise. E às vezes uma pequena crise, pode ser crucial para destruir a reputação que uma organização demora uma vida para alcançar”, afirma.
Como é a rotina de um assessor?
Um profissional de assessoria de comunicação precisa estar atento a diversos quesitos para conseguir conciliar tantas funções. A produção do clipping é, entre tantas outras, uma das mais essenciais. Afinal, é por meio desse processo que é avaliado o resultado do trabalho do assessor de imprensa. Além disso, o clipping é a base para descobrir o que o mercado está dizendo sobre sua marca e antecipar uma possível crise.
Ana conta que a rotina de um assessor é, basicamente, relacionamento com a imprensa e produção de conteúdo para sugerir aos jornalistas. Além disso, esse profissional também é responsável por preparar os clientes para as entrevistas conquistadas.
O que um assessor de imprensa não pode nunca esquecer?
O assessor de comunicação nunca pode deixar de analisar o que as pessoas pensariam. É preciso estar a frente sempre. Isso contribui para evitar muitas crises. Outro ponto importante é sempre estar atento e alinhado com o cliente, pois a comunicação nunca deve ter ruídos, principalmente quando ela é remetida ao público. E o mais importante de tudo, é primordial se manter atualizado sobre todos os assuntos, mas principalmente, sobre assuntos que pode envolver o segmento do cliente.
Qual a diferença entre assessoria de comunicação e publicidade?
Ambos estão relacionados, mas, nem de longe são sinônimos. Enquanto a assessoria de comunicação é trabalhar o relacionamento do cliente de forma espontânea, já a publicidade é a estratégia de marketing divulgar um produto, serviço ou marca, divulgar um produto, serviço ou marca, por meio de mídias pagas. Aliar as duas técnicas é apostar em um sucesso garantido!
Agora ficou fácil entender quando e por que contratar uma agência de comunicação. Quer saber mais? Ficou curioso sobre os serviços?
Vamos conversar. Entre em contato com a Zoom no (31) 2511-3111
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