A comunicação passa por segmentações diárias. Hoje, podemos encontrar profissionais especializados em diversas áreas, o que não é de se espantar, já que comunicar para apresentar novidades a seu público é uma questão de sobrevivência no mercado. Quer seja como empresa, serviço ou vendas, o cliente precisa saber da sua existência.
A comunicação está em movimento, envolvendo uma eterna adaptação sobre como “conversar” como os diversos públicos. É preciso exercitar paciência nesse processo, pois não existe receita e não é da “noite para o dia” que seu negócio se torna um sucesso total. É claro, até pode acontecer, contudo, você não quer contar apenas com a sorte, não é mesmo?
Dentro das diversas possibilidades da comunicação, o inbound marketing é uma importante estratégia para atração de clientes pela internet. Imagina se uma pessoa procurar por você e, não mais o contrário? Interessante, não é mesmo? A ideia é mostrar a seu cliente que ele precisa de seus serviços. A atração passa pelo processo conhecido como funil de vendas, dividido em etapas:
Lead
Todos os contatos adquiridos nessa primeira etapa são chamados leads, ou seja, são pessoas no on-line ou off-line com potencial para comprar seu produto ou serviço.
Lead qualificado
Nesta segunda etapa, os leads já devem estar mais interessados em comprar seu produto ou adquirir seus serviços.
Oportunidades
Nesta etapa, são considerados aqueles leads que querem comprar seu produto ou adquirir seus serviços no mês atual. Já é oportunidade de fechar a compra.
Clientes
A última etapa do funil é o momento da compra. Você conquistou o cliente e a transação comercial já aconteceu.
Durante o processo do funil de vendas, é importante você entender e acompanhar seu futuro cliente de perto, sempre com foco na persona. Perceba as necessidades dele. O processo também é chamado de jornada de compras:
Aprendizado e descoberta
Nesta primeira fase, você deve compreender que o cliente ainda não sabe que precisa de seus serviços. O objetivo é despertar a atenção dele ao explorar assuntos de interesse e que sejam relevantes para que ele perceba a importância de começar a se relacionar com sua empresa. Você atrai pessoas e abre portas para boas oportunidades de negócio.
Reconhecimento do problema
O segundo momento é o reconhecimento. O cliente já sabe que existe um problema, busca soluções e já converteu na primeira etapa ao se tornar um lead em seu funil de inbound marketing.
Consideração da solução
Provavelmente, as soluções para o problema já foram pesquisadas e identificadas pelo cliente. O seu lead quer solução. Hora de estreitar o relacionamento com ele e ficar presente.
Decisão de compra
A última fase é o momento da decisão de compra. Ele já pesquisou e identificou as possibilidades. Aproveite o processo de relacionamento para apresentar seus diferenciais, conquistar e encantar o cliente.
As formas de se comunicar são muitas para melhorar o relacionamento com seu público. Fique atento às possibilidades e dê um “up” em seu negócio. Lembre-se que a solução não está pronta. Vamos fazer juntos?
Link referência: https://resultadosdigitais.com.br/blog/funil-de-vendas-o-que-e-como-funciona/