Você sabe o que significa endomarketing? Já se perguntou como contribuir para seus colaboradores ficarem motivados? Endomarketing ou comunicação interna é o conjunto de estratégias para melhorar a imagem da empresa junto dos funcionários, aumentando a produtividade e reduzindo o Ãndice de rotatividade.
A importância dessas estratégias está diretamente relacionada à relevância que os colaboradores têm em todos os processos.
Manter uma visão positiva da equipe ajuda a enaltecer o negócio. Se uma caixa de supermercado está satisfeita com seu trabalho e condições, tende a falar positivamente com amigos e familiares. A situação proporciona uma imagem do supermercado cada vez mais humanizada e carismática.
Â
Como fazer endomarketing?
Evite se enganar: endomarketing não tem relação somente com estratégias de marketing em si. É um longo processo formado pela junção do setor de RH e marketing para transformar problemas em possibilidades e garantir um melhor ambiente de trabalho.
Algumas empresas mineiras conhecidas, como a Rock Content e Ioasys entendem esse conceito e investem em um ambiente de trabalho irreverente com o uso de piscina de bolinhas, mesa de sinuca e videogames, entre outras formas de entretenimento.
O investimento em ações diferenciadas mantém a marca sempre no topo de empresas desejadas pelos profissionais (principalmente os jovens) e é bem provável que a equipe queira sempre manter a produtividade nas alturas e melhorar os resultados. Entretanto, se a sua empresa é de um ramo menos jovial e prefere manter a formalidade, existem outras opções para experimentar. Faça uma pesquisa sobre como os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho e como podem melhorar essa experiência. A produtividade agradece!
Veja também:EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: QUANDO DEVO CONTRATAR UMA?