A cultura organizacional começa com a inserção das pessoas no contexto da empresa. O processo é identificado por um conjunto de caracterÃsticas-chave valorizado, compartilhado e utilizado para atingir os objetivos, ou seja, os princÃpios que exprimem a identidade da organização, se diferenciando das demais corporações. A cultura organizacional é uma forma de identificação, uma espécie de cimento que mantém os membros unidos.
Trata-se do lado humano da empresa e seu significado, muitas vezes, não é considerado tão importante quanto deveria. Qualquer empresa, independentemente do segmento em que atua, do tamanho e dos bens ou serviços que produz, tem uma cultura organizacional, sendo formalmente instituÃda ou não.
Por que valorizar a Cultura Organizacional?
Uma boa cultura organizacional transforma o espÃrito da empresa, gerando mais objetividade, produtividade e sintonia entre os envolvidos. O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Quanto maior o entendimento do gestor sobre a cultura da sua empresa, maior a chance de se destacar no mercado.
Considerando que uma organização é o resultado de um conjunto de ações realizadas por indivÃduos únicos, com cargas subjetivas de culturas, identidades e valores pessoais e que se todos os envolvidos estiverem alinhados, almejando o mesmo objetivo, o sucesso é certo. Contudo, qualquer colaborador desalinhado é o suficiente para causar uma má impressão do negócio. Garantir o alinhamento é uma forma de conseguir mensurar como a empresa será percebida e qual identidade organizacional será identificada pelo público-alvo.