Você já conhece o conceito de sustentabilidade, muito provavelmente, mas, será que já ouviu falar em sustentabilidade empresarial? Em uma definição simplista, o termo significa um conjunto de ações adotadas por uma empresa para ajudar no desenvolvimento sustentável. Um bom exemplo é a adoção de canecas de vidro em vez de copo plástico. Porém, não se engane, atitudes isoladas não configuram sustentabilidade empresarial.
Quais são a visão, missão e valores de seu negócio? Você se preocupa em promover o avanço econômico, social e ecológico? O mercado exige esse tipo de consciência e não é aconselhável pensar apenas em vendas e lucro. O mundo mudou e você precisa acompanhar esse progresso, evitando ficar para trás.
Como começar a ser sustentável?
Ter iniciativa é o primeiro passo para evoluir. Para, em seguida, adotar um sistema de reaproveitamento e reciclagem. Incentivar os colaboradores a abandonarem os descartáveis, assim como a reutilizarem papéis como rascunhos e separarem o lixo são ações importantes. O ambiente do escritório mudará consideravelmente.
Outra ótima ação é conscientizar a comunidade sobre a importância da reutilização de materiais e selecionar fornecedores com essa mesma visão. Elabore projetos educacionais que estimulem a preservação do meio ambiente empresarial. A mudança deve acontecer de dentro pra fora.
Quais as vantagens dessas práticas?
A mudança melhora a imagem da empresa junto à comunidade e colaboradores. A adoção de práticas sustentáveis reduz os custos de produção.Ccomo por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica, como a adoção de painéis geradores de energia solar.
Em decorrência de uma maior conscientização ambiental, muitas pessoas têm satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis e, dessa forma, sua empresa será admirada e querida pelos profissionais em busca de oportunidade.
A ZOOM Comunicação, em comemoração a seus dez anos de mercado, também está aprimorando o conceito de sustentabilidade empresarial. Há anos, aboliu o uso de descartáveis e expandiu horizontes.
A empresa também decidiu ir além e lançou a campanha “A Mudança Começa Comigo” para influenciar as pessoas a serem a mudança que elas mesmas querem no mundo. A ação usa vídeos e publicações nas mídias sociais para incentivar a comunidade a realizar ações do bem e promover uma sociedade mais sustentável!
Veja também: ZOOM COMUNICAÇÃO INVESTE EM CAMPANHA DO BEM PARA CELEBRAR DEZ ANOS DE MERCADO