O Retorno sobre Investimento (ROI) é um indicador muito importante para verificar desempenho. Por meio dele, é possÃvel identificar quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu com os investimentos. A métrica é fundamental para avaliar quais investimentos valem a pena, em quais projetos manter recursos e quais abandonar.
A fórmula para calcular ROI
Para calcular o ROI é bem simples, basta usar a fórmula:
Após esse cálculo, você poderá avaliar se todas as iniciativas contribuem para o crescimento da empresa e, dessa forma, analisar se vale mudar as estratégias.
Qual a importância do ROI?
A atenção com  essa métrica significa que sua marca planeja, com base em resultados possÃveis de alcançar, manter a saúde financeira em dia e continuar lucrando. Também é possÃvel identificar o tempo que os investimentos levam para gerar  retorno.
Imagine que o ganho de uma empresa tenha sido de R$ 100 mil e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:
ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 9
Nesse caso, o ROI foi de 9 vezes o investimento inicial. Você também pode multiplicar o resultado por cem para obtê-lo em porcentagem, consequentemente, neste caso, seria 900% de retorno.
Ao avaliarem sua empresa, os investidores também poderão analisar esse indicativo para verificar quanto seu empreendimento lucrará, antecipando  se o investimento valerá a pena. Entenda como o ROI influencia os valores da sua empresa, monitore sempre e estabeleça metas realistas e objetivas.
Crie uma planilha para acompanhar essa métrica
Você pode criar uma planilha no próprio Excel segundo as necessidades de sua empresa. Caso ainda não se sinta preparado para tal, pode optar por uma ferramenta on-line para  executar esse cálculo. No FazAConta é possÃvel inserir os ganhos e investimento de sua empresa e calcular o ROI automaticamente e, o que é melhor, gratuitamente.
Aproveite essas dicas e se programe para evitar começar o ano no vermelho!
Veja também: COMO COMEÇAR UMA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING