O designer é um profissional indispensável para garantir que uma marca tenha uma identidade visual que “fale” por si só. A identidade visual representa a empresa e também garante que os públicos reconheçam os produtos e-ou serviços com o logotipo, pelas embalagens e, até mesmo, pela simples combinação de cores, transmitindo conceito, valores e diferenciação da marca no mercado.
A identidade visual tem o poder de atrair, encantar e estabelecer conexões emocionais com o público. O designer é quem coleta todas as informações da empresa e agrega ao conhecimento de cores, formas e tipografias para, a partir daí, desenvolver a marca e a identidade visual. Cada cor tem um significado e um sentido diferente e cabe a esse especialista definir as mais adequadas para cada empresa e seus públicos.
CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL
A criação da identidade visual não é uma tarefa fácil, pois envolve um conjunto de elementos representativos da empresa, do nome, ideia, valor e conceito. Trata-se do primeiro impacto que o cliente terá com o produto e-ou serviço e para garantir um resultado satisfatório, deve-se começar com uma reunião de briefing com o cliente. A ideia é coletar informações e referências de cores, formas, objetivos, público-alvo, necessidades, conceito e história da empresa. Cada detalhe é importante para que a marca tenha “a cara” do cliente.
A partir do briefing, o profissional precisa de espaço e confiança nas informações repassadas para que o trabalho criativo seja realizado. Ele adequará toda a parte técnica estudada às necessidades e demandas daquele trabalho específico. É necessário que o briefing seja bem feito e detalhado e o cliente deve confiar na empresa ou designer contratado para que o resultado seja assertivo e atenda as expectativas.