Que o Instagram está ganhando mais visibilidade não é uma novidade, não é mesmo? É possível observar esse crescimento paulatino com o aumento das marcas e empresas apostando nas possibilidades dessa rede. Outra plataforma que também seguirá ganhando espaço em 2018 é o Youtube, evidenciando, assim, o apelo dos vídeos como estratégia de marketing digital.
O reinado ainda é do Facebook, já que ainda alcança os melhores resultados em volume de fãs, contudo, esse destaque vem caindo com a ascensão do Instagram e do Youtube. O estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP), uma parceria entre a FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e a Socialbakers, referente ao último trimestre de 2017, revelou que o Youtube cresceu quase 800%, registrando uma média de 149 mil inscritos nos canais das marcas. Já, no Instagram, as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, representando um crescimento de mais de 2000% no período.
Apostando em vídeos
Os vídeos têm um apelo muito interessante nas redes sociais e o Youtube tem apostado em lives como forma de atração e interação. A página Omelete é um exemplo de sucesso no segmento de entretenimento com transmissões ao vivo e excelente público. Entretanto, a ideia não deve ser considerada apenas para páginas de entretenimento. Saúde, arquitetura e direito, entre outras áreas, também podem sim explorar os vídeos para atraírem e “conversarem” com seus públicos.
O relatório “Mídias Sociais 3060º” indica números relevantes para o Youtube, apontando que o ano de 2014 terminou com as marcas apresentando uma média de 16.598 inscritos em seus canais, número que subiu para 36.315 no ano seguinte. No fim de 2016, o número de assinantes, praticamente dobrou, alcançando 70.814. O ano passado terminou com um total de 149.244 inscritos.
O investimento em audiovisual também cresceu no Instagram. Hoje, tanto a timeline, quanto o stories, possibilita o uso desse recurso. O relatório ainda apontou um aumento significativo. No início, as postagens em vídeo no Instagram tinham uma média de 999 curtidas e 38 comentários. No último trimestre de 2017, os vídeos tiveram 2.448 curtidas e 71 comentários, na média.
O ano promete ser dessas duas plataformas digitais e outras tendências também vêm forte por aí. Saiba mais, clicando aqui.