Qualquer mudança de padrão causa estranheza e receio entre profissionais. Vale destacar que sempre é possÃvel se adaptar, bastando relembrar quando a televisão e o rádio foram apresentados ao público e muitos acreditaram que os jornais impressos acabariam, mas, apenas, transformaram a comunicação. A era da convergência de mÃdias também é assim: os comunicadores se reinventarão para trabalhar o digital como um braço importante com um enorme alcance.
O grande desafio que a convergência de mÃdias enfrenta é a integração da comunicação com os negócios do cliente. É necessário compreender e saber a forma certa de transmitir a mensagem da marca, não importando a plataforma e, sim, alcançar o público-alvo. Não há porquê chamar uma comunicação de on-line ou off-line, pois são únicas e se completam.
O importante é reforçar que o digital é utilizado, principalmente, para a criação de relacionamento e o aumento da confiança na marca. Deve-se ter em mente que a relação entre as pessoas e as marcas é idêntica ao relacionamento que as pessoas têm com outras pessoas para ajudar a construir a voz, as personas e o conteúdo para o segmento.
A visualização além do convencional gera benefÃcios importantes para as empresas, como um conteúdo multimÃdia e convergente, mÃdia espontânea e fortalecimento da marca.
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Criando o conteúdo
Em relação ao conteúdo em si, deve-se pensar em plataformas responsivas, pois o mobile está em ascensão e já representa mais de 80% do acesso via internet da população brasileira, conforme pesquisa do IBGE. É preciso pensar em conteúdos objetivos e de fácil leitura. Lembre-se que o espaço para leitura é pequeno e compete com diversos aplicativos instalados no smartphone.
As redes sociais são um grande aliados dos profissionais de comunicação e devem ser pensadas como canais de disseminação de informação. Grande parte dos assessores ainda não compreendeu o poder de uma postagem no Facebook ou de um vÃdeo publicado no Youtube.
É necessário entender e criar um conteúdo para essas novas plataformas que se destaque por atingir um público certeiro e assim, realizar a comunicação de nicho. Contudo, não se pode esquecer de utilizar, estrategicamente, as mÃdias proprietárias, pois são importantes canais com liberdade para disseminação de informações, conforme o próprio interesse.
É preciso dar ao cliente muito conhecimento e, também, muito sentimento. É interessante investir em criação de materiais que auxiliem no campo pessoal e profissional como, por exemplo, e-books, manuais e tutoriais.
 Verbas e parcerias
Atualmente, é difÃcil conseguir um espaço gratuito nos veÃculos de imprensa. A elaboração de parcerias pode ser uma opção bastante frutÃfera para o resultado final. Proponha parcerias em colunas e jornais internos etc. Se o conteúdo for bom, ninguém o descartará!
O meio digital possui um diferencial que são as plataformas de Adwords que permitem pagar para que o conteúdo chegue aos potenciais consumidores. Uma alternativa interessante e de muita conversão.