Falar em público pode ser um desafio, quando você desconhece como os veículos de comunicação funcionam. O bom resultado requer entender o processo diário da mídia e como você pode se tornar útil para a imprensa, ao gerar oportunidades que aumentarão a visibilidade de seu nome e-ou da sua empresa.
O primeiro passo para se tornar fonte para a imprensa é entender como os jornalistas trabalham. As redações estão cada vez menores e, por isso, demandam agilidade em retorno sobre solicitações de entrevistas. Geralmente, o prazo é bem curto. Não se deve culpar o jornalista por essa situação, pelo contrário, é importante demonstrar que você pode ser uma alternativa, quando precisar de algum assunto relacionado sobre sua especialidade.
Confira algumas dicas que podem ajudar a se tornar fonte fiel da imprensa:
1- Evite termos técnicos. Caso seja necessário, esclareça rapidamente o que significa
2- Caso você tenha uma assessoria de imprensa e receba ligação diretamente do jornalista, peça que ele faça contato com o seu assessor para evitar que te pegue desprevenido e force uma entrevista indesejada
3- Evite mencionar amizades com diretores ou chefes do veículo e não ofereça presentes ou gratificações em troca da publicação da reportagem
4- Seja objetivo e claro na entrevista, evitando inserir dois conteúdos numa mesma resposta
5- Caso seja importante explicar algo sobre a situação, tenha cuidado para não fugir da resposta
6- Quanto mais objetivo e claro for, mais fácil será inserir conteúdo de seu interesse e mais difícil fazer edições negativas sobre o assunto
7- Se não entender a pergunta, peça que o jornalista a explique. Evite responder, quando ficar em dúvida sobre o que foi perguntado
8- Evite muletas durante a entrevista, como “É”, “ah”, “néh”
9- Caso não tenha a informação solicitada, diga que não sabe. Evite responder quando não tiver certeza. Se a informação não é de sua área de atuação, explique que não é do seu conhecimento
10- Pesquise ao máximo sobre o assunto que será abordado. Embora não seja obrigado a responder perguntas fora de sua área de atuação, ter o maior número de informações, revela que você é uma fonte informada e confiável
11- Nunca peça para ver a matéria antes de editada e nem para o jornalista enviar por e-mail. Existem serviços de clipping para isso
12- Espere sempre o repórter perguntar e depois responda. Evite falar junto ou interrompê-lo
13- Dados e pesquisas devem ser mencionados com a fonte das informações para serem bem aproveitados pelo repórter
14- Evite mencionar ao repórter sobre outras entrevistas já concedidas para outros veículos ou outros repórteres do mesmo jornal
15- Nunca adote um discurso comercial para uma entrevista jornalística. O repórter pode entender que você está usando o veículo para fazer propaganda do negócio
16- Se perceber que a entrevista está ficando muito superficial e que é possível incluir outras informações de interesse público, responda a pergunta e complemente com as informações adicionais, como sugestão com os auxiliares “É importante destacar que”, “Vale lembrar que”, “Uma dica é”
17- Não existe off. Nunca passe uma informação que você não quer que seja publicada.
Ainda vale recomendar que jornalista não tira folga. Você é sempre fonte e o jornalista sempre jornalista, mesmo que se encontrem por acaso em algum evento.