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Whatsapp Business: entenda como funciona o APP

Por ZOOM Comunicação

Postado em 19/03/2019

Muito provavelmente, você já utiliza o aplicativo de mensagens Whatsapp e já entende o quanto o App facilita a comunicação. Você também já conhece o Whatsapp Business? O aplicativo foi criado especialmente para pequenas e médias empresas para facilitar a interação com clientes, incluindo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens, recursos que não estão disponíveis na versão convencional.

O download do aplicativo está disponível no Play Store. Vale observar que há um “B” de Business sobre o balão do WhatsApp para diferenciação. A configuração do APP é muito simples, bastando abrir o aplicativo, clicar em “Concordar e Continuar”, permitir que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos, finalizando com a inserção e verificação do número de telefone comercial.

Caso o número de celular já esteja sendo usado no WhatsApp, o aplicativo informa e sugere que você transfira o número de telefone para o WhatsApp Business. Aceite a sugestão e clique em “Continuar. Insira o código que receber.

Como editar o meu perfil comercial?

O perfil comercial da empresa é algo que deve ser feito cuidadosamente, afinal, será o cartão de visitas da sua marca, atraindo clientes e aumentando as vendas. Você pode configurar atalhos, como “obrigado” para criar textos de agradecimento  valorizando a sua companhia e que reflitam seus valores. O App também permite mensagens para o período em que você estiver ausente e de apresentação.

Etiquetas no WhatsApp Business

Você pode usar etiquetas para identificar seus contatos ou conversas e  marcá-los facilmente. Clique em Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. É possível criar etiquetas novas em (+) e a cor é automática.

Em cada “janela” de  conversa, abra o menu de três pontos na lateral direita da tela e toque em “adicionar etiqueta à conversa”. Escolha qual tag deseja incluir ou crie uma nova nesta mesma tela. Troque sempre que for necessário. Por exemplo: de “pagamento pendente” para “pago”.

Respostas Rápidas

Outra vantagem do Whatsapp Business é a funcionalidade de Respostas Rápidas. Você pode salvar as mensagens enviadas com maior frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa recebe, como preços de serviços, prazo de entrega, entre outras categorias.

Para cadastrar respostas rápidas, acesse o menu na lateral direita da tela > Configurações > Configurações da Empresa. Você poderá escolher entre editar três tipos de mensagens.

  • Mensagem de ausência
  • Mensagem de saudação
  • Respostas rápidas

É só clicar em (+) para adicionar uma mensagem. É possível escrever um recado em texto e, até mesmo, incluir emojis. Você também pode definir um atalho para essa mensagem que sempre começará com uma barra /nomedoatalho.

Defina uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder seus clientes, assim, serão informados sobre quando receberão uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa.

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Veja também: MOBILE MARKETING: ENTENDA O QUE É E COMO UTILIZAR

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